Governo suspende PDM dos concelhos abrangidos pelas barragens do Alto Tâmega

Fernando Ribeiro / chaves.blogs.sapo.pt

Rio Tâmega

Rio Tâmega

O Governo determinou a suspensão parcial, por dois anos, dos planos diretores municipais (PDM) de Ribeira de Pena, Boticas, Cabeceiras de Basto, Chaves e Vila Pouca de Aguiar, para a construção das três barragens do Alto Tâmega.

A resolução foi aprovada quinta-feira em Conselho de Ministros e publicada esta sexta-feira em Diário da República.

Além da suspensão do PDM, a resolução do Conselho de Ministros aprovou a aplicação de medidas preventivas nos cinco concelhos afetados pela construção dos aproveitamentos hidroelétricos de Gouvães, do Alto Tâmega e de Daivões, que integram o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, concessionado à espanhola Iberdrola.

Desta forma, pelo prazo de dois anos, as áreas onde serão implantadas as barragens ficam sujeitas à proibição de operações urbanísticas que incluam construção, reconstrução ou ampliação de edifícios, à instalação de explorações de recursos geológicos ou ampliação dos existentes e à realização de aterros, escavações ou alteração do coberto vegetal.

Serão, no entanto, permitidas atividades agrícolas e florestais compatíveis com o solo rural e que não impliquem construções.

De acordo com as plantas de ordenamento dos PDM, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega localiza-se “em espaços cujas utilizações se revelam incompatíveis com a execução do complexo hidroelétrico e não sendo possível assegurar atempadamente os procedimentos tendentes à alteração ou à revisão”, tornou-se “necessário proceder à suspensão, ainda que parcial, destes instrumentos de gestão territorial”.

O Governo justifica referindo que se trata de uma “infraestrutura de reconhecido interesse nacional”.

Cinco anos de conflitos

O projeto de construção deste empreendimento hidroelétrico foi apresentado em janeiro de 2009, numa cerimónia presidida pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

O processo tem-se arrastado e os ambientalistas interpuseram uma providência cautelar para considerar nula a Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

A Quercus apresentou também uma queixa formal à Comissão Europeia contra o Estado português acusando-o de “violação flagrante” de várias diretivas europeias no mesmo projeto e, em 2013, recorreu ao Tribunal Constitucional para impedir a construção deste empreendimento.

Em setembro de 2011, os municípios envolvidos apresentaram uma proposta de plano de ação, que nunca chegou a ser aprovado formalmente e foi já em janeiro deste ano que os autarcas acordaram com Iberdrola um plano de ação de 50 milhões de euros para investimentos e compensações.

A construção deste complexo hidroelétrico faz parte do Plano Nacional de Barragens.

A Iberdrola já pagou ao Estado um prémio de concessão no valor de 303 milhões de euros pela exploração das barragens durante 65 anos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …