Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio.

Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio graças a certificados de vacinação ou de testes, afirmou, esta sexta-feira, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à BBC.

“Por enquanto, as viagens não essenciais precisam de ser restritas, mas acreditamos que Portugal vai poder permitir viagens sem restrições em breve, não só para pessoas vacinadas, mas também para pessoas imunes ou que testem negativo”, afirmou.

Segundo a responsável, “vai acontecer em breve, dentro de uns dois meses”. “Talvez em maio, início de maio“, acrescentou, garantindo que pretende ter “tudo pronto para permitir aos britânicos visitar o país”.

Rita Marques disse à estação pública britânica que o Governo está a “trabalhar no sentido de reabrir o Turismo o mais rápido possível de uma forma segura” e mostrou confiança no chamado “passe verde” a emitir pelos países da União Europeia (UE).

No próximo dia 17, a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. O passe pode incluir não só um certificado de vacinação contra a covid-19, mas também de resultados de teste ou informação de imunidade para pessoas que tenham recuperado da doença.

O Reino Unido manteve-se como principal mercado emissor de turistas em 2020, representando 16,3% das dormidas de não residentes, apesar do decréscimo de 78,5% face ao ano anterior, disse o Instituto Nacional de Estatísticas português.

Atualmente as viagens entre Portugal e o Reino Unido estão interditas e não existem voos diretos, embora seja permitida a circulação de nacionais ou residentes dos dois países que apresentem uma justificação válida e testes ao coronavírus com resultado negativo.

O Governo britânico já disse que não pretende alterar as regras antes de 17 de maio, após avaliar um estudo com recomendações para o restabelecimento com segurança das viagens internacionais.

Portugal junta-se, assim, ao Chipre, que anunciou esta sexta-feira que pretende abrir as fronteiras no próximo mês ao Reino Unido e, a partir de 1 de maio, aceitar a entrada de visitantes britânicos com “certificados de vacinação” sem a necessidade de fazerem testes.

“A partir de 1 de maio, qualquer pessoa que chegue do Reino Unido e tenha sido vacinada não vai precisar de fazer teste antes do embarque. Se o certificado de vacinação estiver disponível, vamos aceitar em vez de um teste”, disse ministro adjunto do Turismo, Savvas Perdios, à BBC.

O responsável disse que Chipre já abriu “discussões técnicas” com o Governo britânico e adiantou que, para esta medida funcionar, a vacina tem de ser aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos que a segunda dose tenha sido administrada pelo menos sete dias antes do embarque.

Esta abertura aos viajantes britânicos coincide com a Páscoa ortodoxa que este ano se celebra no primeiro domingo de maio pretende permitir a normalização dos fluxos turísticos com o mercado que mais visitantes leva ao Chipre, que representou representaram um terço das quase quatro milhões de chegadas ao Chipre.

O Chipre alcançou um acordo semelhante com Israel, terceira maior fonte de turistas da ilha mediterrânea, em fevereiro, para que os israelitas possam entrar no país sem serem necessários testes ou quarentena.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …