/

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

Antoninho Perri / Unicamp

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo.

Segundo noticiou o Diário de Notícias, citado pelo Observador, os ministérios de Manuel Heitor e Tiago Brandão Rodrigues já estarão em conversação para arrancar com um projeto-piloto nesse sentido.

A proposta presente no programa do Governo passa por “garantir o acesso automático às bolsas de ação social do ensino superior quando o aluno tenha beneficiado de uma bolsa de ação social no ensino secundário, sem ter de aguardar pelo processamento administrativo por parte da respetiva instituição de ensino superior”.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a proposta está a ser analisada, em conjunto com o Ministério da Educação, a Direção-Geral do Ensino Superior, as instituições de ensino Superior e as associações de estudantes.

Para agora, está a ser “estudada a possibilidade da implementação da medida acontecer já no próximo ano letivo, em algumas escolas e regiões-piloto”.

O principal objetivo da medida, esclareceu o gabinete do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é permitir “que mais alunos tenham as suas bolsas pagas nos primeiros meses do ano letivo”, um problema que se repete todos os anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.