Estado pondera voltar a entrar no capital da REN

John Hogg / World Bank

O Governo está a ponderar a possibilidade do Estado voltar a ter uma participação acionista na REN — Redes Energéticas Nacionais, de forma a contrabalançar a posição da chinesa State Grid, que detém atualmente 25% da empresa.

A notícia é avançada pelo Expresso na sua edição deste sábado, dando conta que nas últimas semanas o Executivo começou a analisar a possibilidade de comprar a participação de um dos acionistas de referência da REN. Uma das hipóteses seria a posição da Oman Oil, que detém 12% da empresa. Contudo, o preço pode tornar-se num obstáculo.

A REN, liderada por Rodrigo Costa, tem uma capitalização bolsista de 1,7 mil milhões de euros, o que avalia uma potencial aquisição daquela fatia de 12% em 208 milhões de euros. Porém, e de acordo com as fontes ouvidas pelo semanário,, a Oman Oil não estará recetiva a desfazer-se da sua participação. A cotação em bolsa – 2,60 euros por ação – está ligeiramente acima do valor pago em 2012 para entrar na REN (2,54 euros).

Quatro fontes confirmaram ao Expresso que o regresso do Estado ao capital da REN foi posto em cima da mesa durante o mês de janeiro. Essa solução, vista como ideológica, permitiria ao Governo ganhar um capital de apoio político à esquerda – Bloco e PCP sempre foram contra a privatização da REN -, mas a hipótese deverá enfrentar várias resistências entre os acionistas da REN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.