Governo do Kosovo cai em plena crise da Covid-19

Divergências relativamente à gestão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus levaram, esta quarta-feira, à queda do Governo do Kosovo, que estava há apenas sete semanas no poder.

Um dos dois partidos do Governo, a Liga Democrática do Kosovo (LDK), de cariz conservador, apresentou uma moção de censura contra o Executivo, do qual fazia parte com o partido ultra-nacionalista Vetëvendosje (VV), do primeiro-ministro Albin Kurti.

A proposta do LDK teve o apoio de 82 dos 120 deputados do Parlamento, segundo o portal Koha, que transmitiu a sessão de 12 horas.

Kurti argumentou no plenário de deputados que o seu Governo está a gerir bem a crise da Covid-19 e alertou que a verdadeira razão da moção existir é a de abrir caminho para uma troca de territórios com a Sérvia, da qual o Kosovo se tornou unilateralmente independente em 2008.

No Kosovo, um dos países mais pobres da Europa, 71 pessoas testarem positivo para a Covid-19, havendo ainda a registar um morto devido à pandemia. De acordo com o semanário Expresso, os últimos dias têm sido marcados por protestos de cidadãos, a partir das varandas de suas casas, que não percebem o desentendimento entre os partidos num momento como este.

Durante uma sessão parlamentar, um cidadão, violando as regras do confinamento, surgiu mesmo com uma tarja que continha a inscrição: “A pandemia mais perigosa do Kosovo é a classe política. São uma vergonha!“.

O LDK apresentou a moção de censura depois de Kurti ter demitido o ministro do Interior, membro do LDK, por apoiar o decreto de estado de emergência para enfrentar a pandemia.

A medida, considerada desnecessária e extrema pelo primeiro-ministro, foi proposta pelo Presidente do Kosovo, Hahim Thaci, que, por sua vez, criticou o Governo por limitar as horas em que os cidadãos podem sair.

O Governo kosovar assumiu funções a 3 de fevereiro, após quatro meses de negociações.

O Presidente deverá agora pedir a Kurti que tente formar um novo Governo. Caso isso não seja viável, serão realizadas novas eleições, pela terceira vez em três anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …