Governo indiano ameaça deter funcionários do Twitter, a menos que bloqueiem críticas

Rajat Gupta /EPA

Agricultores protestam no Dia da República da Índia

O Governo indiano, liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, alertou o Twitter que deve remover o que considera como “conteúdo inflamatório” ou os seus funcionários poderão ser detidos, após a rede social ter desbloqueado 257 contas com críticas ao Executivo.

Segundo informou o Buzzfeed, estas contas contêm relatos de líderes da oposição, do site de jornalismo de investigação Caravan, além de jornalistas e escritores. As críticas devem-se às leis propostas pelo Governo, que reduzem a receita dos agricultores e os tornam mais dependentes das corporações.

Depois de inicialmente bloquear as contas, o Twitter reverteu a decisão, apontando para a liberdade de expressão. Contudo, na mesma rede social, fonte do Executivo escreveu que esta “é uma intermediário e é obrigada a obedecer às orientações do Governo. A recusa em fazer isso levará à ação penal”.

“Não entendemos por que de repente o Governo indiano considera que os jornalistas não devem falar sobre todos os lados de uma questão”, disse ao BuzzFeed o editor executivo do Caravan, Vinod K. Jose.

Celebridades ocidentais, incluindo a cantora Rhianna e a ativista Greta Thunberg, demonstraram o seu apoio aos manifestantes. Já o ator de Bollywood Kangana Ranaut, defendeu o Governo indiano, indicando que “ninguém está a falar sobre isso [protestos] porque não são agricultores, são terroristas que estão a tentar dividir a Índia”.

O Twitter pode ser forçado a cumprir as leis do Governo indiano, que obrigam as plataformas de media social a remover “qualquer informação gerada, transmitida, recebida, armazenada ou hospedada em qualquer recurso de computador” que possa afetar a “ordem pública”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Maior hospital do país falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o maior do país, falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19, incluindo risco de contaminação nos cuidados intensivos. Uma fiscalização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ao …

Rui Pedro Braz é o novo diretor-geral do futebol do Benfica

O Benfica anunciou, esta segunda-feira, que antigo comentador televisivo vai assumir as funções de diretor-geral do futebol profissional do clube. "O Sport Lisboa e Benfica informa que Rui Pedro Braz assume o cargo de diretor-geral do …

Rapariga enterrada com pássaro na boca intriga arqueólogos

Arqueólogos estão a tentar resolver o mistério de uma rapariga que foi enterrada, numa caverna na Polónia, há cerca de 300 anos, com a cabeça de um pássaro na boca. Embora o esqueleto desta rapariga tenha …

"Sinto-me bem". Christian Eriksen agradece apoio dos adeptos

O futebolista Christian Eriksen enviou esta terça-feira do hospital a sua primeira mensagem pública depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em campo num jogo do campeonato europeu de futebol, agradecendo aos fãs os "incríveis" …

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …