Governo desvaloriza impugnação à nacionalização da Efacec. “Todos têm direito a reagir judicialmente”

Estela Silva / Lusa

Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e Transição Digital.

O ministro da Economia afirmou, esta terça-feira, que num Estado de direito todos “têm o direito de reagir judicialmente contra decisões de órgãos do Estado”, sobre a ação de impugnação de Isabel dos Santos à nacionalização da Efacec.

Vivemos num Estado de direito e todos os cidadãos, todas as empresas têm o direito de reagir judicialmente contra decisões de órgãos do Estado que entendem que põem em causa os seus direitos”, afirmou Pedro Siza Vieira, à margem da assinatura do memorando de entendimento entre a Google e o Governo português, em Lisboa.

A Winterfell, da empresária angolana Isabel dos Santos, anunciou, esta terça-feira, ter apresentado uma ação de impugnação da decisão do Governo de nacionalizar as suas ações na Efacec.

O processo de nacionalização da empresa, anunciado pelo Governo em julho, decorreu do envolvimento do nome da filha do ex-Presidente de Angola no caso Luanda Leaks.

De acordo com o semanário Expresso, já estão escolhidas as empresas que vão estimar a indemnização que o Estado terá de pagar à investidora angolana: Baker Tilly e a PKF.

“Para efeito das avaliações para determinação de eventual indemnização, confirma-se que a Direção-Geral de Tesouro e Finanças (DGTF), na sequência de uma consulta competitiva realizada ao mercado, contratou a Baker Tilly e a PKF”, confirmou ao jornal fonte oficial do Ministério das Finanças.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, na apresentação das propostas da UE para a Irlanda do Norte

Às turras com o Reino Unido, UE propõe criar "via rápida" no protocolo da Irlanda do Norte

A União Europeia mostra-se aberta a mudar partes do acordo e facilitar as trocas comerciais, mas continua a rejeitar uma renegociação geral do protocolo. O ex-conselheiro de Boris Johnson, Dominic Cummings, revelou também que o …

Liverpool está interessado em João Félix (e já acenou com 80 milhões de euros)

Com João Félix a ter dificuldades em adaptar-se ao futebol do Atlético de Madrid, o Liverpool está disposto a avançar com uma proposta de 80 milhões de euros. O Liverpool estará interessado na contratação de João …

Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas. Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista maior sismo até agora: magnitude 4,5 na Escala de Richter

Três dos 60 sismos registados foram sentidos pela população, tendo o de maior magnitude ocorrido às 02h27, em Mazo, com uma magnitude de 4,5 na Escala de Richter. Um total de 60 sismos foram registados na …

Rui Pinto denuncia ligações entre Vieira e sociedade de César Boaventura

Numa série de tweets, Rui Pinto denunciou ligações entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica, e a GIC Corporation SA, sociedade do empresário César Boaventura. De acordo com o hacker, a sociedade em causa "foi …

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …

Humanos usaram tabaco nove mil anos antes do que se pensava

Novas evidências arqueológicas sugerem que as pessoas do continente americano usam tabaco há pelo menos 12.300 anos, descoberta que atrasa a adoção cultural desta planta em cerca de nove mil anos. De acordo com o site …