Governo catalão vai processar o rei Juan Carlos por corrupção

Paco Campos / EPA

O Rei Emérito de Espanha, Juan Carlos, com o filho, Rei Felipe VI de Espanha

O presidente do Governo catalão, Quim Torra, anunciou que vai apresentar uma queixa-crime contra o rei emérito Juan Carlos e a sua antiga amante, Corinna Larsen, por corrupção.

Em causa está uma doação de 65 milhões de euros de Juan Carlos a Corinna Larsen, em junho de 2012. A antiga amante diz que a doação foi um sinal de “amor e gratidão” e não uma tentativa de o antigo rei espanhol se livrar do dinheiro. Os 65 milhões terão sido um presente de um membro da corte saudita, que foi transferido para a conta na Suíça de Larsen.

Dois anos depois, Juan Carlos pediu à ex-amante para lhe devolver esse dinheiro, noticia o Correio da Manhã. Isto vem reforçar as suspeitas de que Corinna Larsen terá sido usada como “barriga de aluguer” para guardar os fundos de comissões alegadamente pagas pela Arábia Saudita pelo papel de Juan Carlos na construção do comboio de alta velocidade para ligar Medina a Meca.

O Público escreve que a queixa poderá atingir ainda o atual monarca, Felipe VI, uma vez que inclui “todos aqueles que, de uma forma ou de outra, tenham participado, ajudado, cooperado ou encoberto as práticas corruptas”.

“A corrupção tem de ser perseguida independentemente de quem nela participe”, salienta Quim Torra em comunicado. “Não se pode olhar para o lado perante factos tão graves como aqueles pelos quais, alegadamente, serão responsáveis não só o rei emérito, como um grupo relevante de pessoas que não possuem imunidade”.

Em resposta à acusação, a Casa Real espanhola negou qualquer envolvimento no assunto: “Nem sua majestade o rei, nem esta casa têm conhecimento, participação ou qualquer responsabilidade nos alegados assuntos mencionados pelo que carece de justificação lícita o seu envolvimento nos mesmos”.

Corinna Larsen recusa-se a devolver o dinheiro para evitar ser acusada de um “possível delito financeiro”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vemos em Espanha uma monarquia que já julgou e condenou o marido de uma infanta e que processa agora o rei emérito. Temos aqui uma república que… nada (sem saber nadar).

RESPONDER

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …