Governo britânico multa Facebook por falhas de privacidade

O presidente da Comissão de Imprensa do Parlamento do Reino Unido disse, nesta quarta-feira, que o departamento do Governo que investigou o escândalo Cambridge Analytica multou o Facebook em 565 mil euros por falhar na proteção dos dados dos utilizadores.

Damian Collins disse que o Gabinete do Comissário da Informação concluiu que a empresa Facebook “violou a lei ao não salvaguardar a informação sobre as pessoas” ao “não ser transparente sobre a forma como os dados são recolhidos por terceiros”, de acordo com a SIC Notícias.

Tendo em conta estas duas violações à Lei da Proteção de Dados, o regulador britânico para a proteção de dados anunciou a “intenção de impor uma multa de 500 mil libras“, salientando que o Facebook tem ainda a possibilidade de responder antes da decisão final ser tomada.

O Facebook está a ser escrutinado desde que surgiram informações de que a consultora política Cambridge Analytica usou indevidamente dados de 87 milhões de contas de utilizadores da rede social Facebook para ajudar a campanha presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016.

Em março de 2018, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, reconheceu “erros” e prometeu melhorar a rede social depois de ter sido revelado o uso indevido de dados pessoais pela empresa britânica Cambridge Analytica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-deputado do PSD ganhou meio milhão de euros num dia em negócio com o GES

O ex-deputado do PSD, António Silva Preto, conseguiu um ganho de meio milhão de euros em apenas um dia, com a venda de um terreno que comprou a um fundo do Grupo Espírito Santo (GES) …

Morreu criança belga que ficou presa numa piscina em Azeitão

O menino de seis anos que na semana passada ficou preso numa piscina, em Azeitão, morreu esta segunda-feira. A criança, de nacionalidade belga, não resistiu aos ferimentos graves. A criança de seis anos que, na semana …

Criança de 3 anos gravemente ferida em ataque com ácido no Reino Unido

A polícia britânica anunciou esta segunda-feira a detenção de mais três suspeitos de envolvimento no ataque com ácido a uma criança de 3 anos, que sofreu queimaduras graves no passado sábado. A polícia de West Mercia …

Adolescente violada pelo irmão condenada a prisão por abortar na Indonésia

Uma adolescente de 15 anos, violada oito vezes e engravidada pelo irmão dois anos mais velho, foi condenada a seis meses de prisão por aborto ilegal. As violações aconteceram desde setembro do ano passado, tendo o …

Máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM que cobram comissões

As máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM. Esta mudança é uma autêntica armadilha, já que o levantamento a crédito permite a cobrança de comissões, sem pré-avisos, por cada levantamento. As Caixas Multibanco, geridas pela …

PJ sabia da preparação de assalto antes de Tancos, mas não avisou militares

A Polícia Militar alega que a Polícia Judiciária tinha conhecimento de que estava em preparação um assalto, antes do roubo nos paióis de Tancos, mas que não foi informada desse facto. Um dado que vem …

NYTimes diz que Portugal se atreveu a recusar austeridade e renasceu (mas Costa discorda)

Em declarações ao The New York Times, o primeiro-ministro português assume que "não passámos do lado escuro para o lado luminoso da Lua", e diz que ainda há muito por fazer. Liz Alderman, correspondente do The …

Silêncio de Manuel Pinho "confirma que tem algo a esconder”

Para Luís Marques Mendes, a audição a Manuel Pinho foi "um dos momentos parlamentares mais deprimentes e degradantes" a que se lembra de ter assistido. No seu habitual espaço de comentário semanal no "Jornal da Noite" …

Juízes fazem ultimato ao Ministério para resolver problemas dos elevadores

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Manuel Soares, deu ao Ministério da Justiça até setembro para realizar as inspeções e resolver os problemas de funcionamento dos elevadores nos tribunais. De acordo com o Jornal …

Trump avisa Irão: "NUNCA, NUNCA MAIS voltem a ameaçar os Estados Unidos"

Continua a troca acesa de ameaças entre os presidentes dos Estados Unidos e do Irão. Em letras maiúsculas e tom de fúria, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para responder ao …