Governo britânico multa Facebook por falhas de privacidade

O presidente da Comissão de Imprensa do Parlamento do Reino Unido disse, nesta quarta-feira, que o departamento do Governo que investigou o escândalo Cambridge Analytica multou o Facebook em 565 mil euros por falhar na proteção dos dados dos utilizadores.

Damian Collins disse que o Gabinete do Comissário da Informação concluiu que a empresa Facebook “violou a lei ao não salvaguardar a informação sobre as pessoas” ao “não ser transparente sobre a forma como os dados são recolhidos por terceiros”, de acordo com a SIC Notícias.

Tendo em conta estas duas violações à Lei da Proteção de Dados, o regulador britânico para a proteção de dados anunciou a “intenção de impor uma multa de 500 mil libras“, salientando que o Facebook tem ainda a possibilidade de responder antes da decisão final ser tomada.

O Facebook está a ser escrutinado desde que surgiram informações de que a consultora política Cambridge Analytica usou indevidamente dados de 87 milhões de contas de utilizadores da rede social Facebook para ajudar a campanha presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016.

Em março de 2018, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, reconheceu “erros” e prometeu melhorar a rede social depois de ter sido revelado o uso indevido de dados pessoais pela empresa britânica Cambridge Analytica.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.