Governo abre processo ao caso do túnel no Sporting-Arouca

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O governo abriu um processo aos incidentes verificados no túnel de acesso aos balneários, no Sporting-Arouca, da Jornada 10 da Primeira Liga de futebol. Foram constituídos 4 arguidos, cujas identidades não são reveladas.

Este processo de “contra-ordenação” foi instaurado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), órgão dependente do governo, no seguimento de uma “participação elaborada pela Polícia de Segurança Pública”, refere um comunicado divulgado pela Rádio Renascença.

O IPDJ explica que foi “determinada a instauração de processos de contra-ordenação nos termos da Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho (regime jurídico do combate à violência e à intolerância nos espectáculos desportivos), sendo constituídos quatro arguidos“.

As identidades destes quatro arguidos não foram reveladas.

A Federação Portuguesa de Futebol também já abriu um inquérito ao caso que envolveu Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, e Carlos Pinho, presidente do Arouca, numa acesa discussão, após o jogo entre as duas equipas.

O encontro ficou marcado pelo regresso dos leões às vitórias mas também por um alegado episódio de violência entre os presidentes dos dois clubes na zona de acesso aos balneários do estádio de Alvalade , que motivou mesmo a intervenção da polícia.

Na conferência de imprensa da partida, o diretor desportivo do Arouca, Joel Pinho, acusou o presidente leonino de ter começado toda esta confusão e de ter “cuspido no presidente do Arouca”.

O diretor de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, apresentou a sua versão dos factos, desmentir qualquer agressão de Bruno de Carvalho, e alegando que o que se vê nas imagens é uma agressão do presidente do Arouca e “fumo do cigarro electrónico de Bruno de Carvalho“.

Os delegados da Liga designados para o encontro não mencionaram qualquer tipo de agressão ou tentativa da mesma nos seus relatórios porque dizem ter visto apenas uma “enorme confusão, gritos e insultos”, envolvendo vários agentes desportivos, entre eles os dois dirigentes.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …