Governo prepara-se para defender Centeno. Nomeação para o BdP nas mãos da esquerda

Stephanie Lecocq / EPA

A nomeação do ministro das Finanças cessante para o Banco de Portugal (BdP) poderá depender dos partidos da esquerda. Direita e PAN querem acelerar o processo para que o projeto de lei seja aprovado o mais rapidamente possível.

De acordo com o semanário Expresso, o PS está a contar com os partidos de esquerda para travar a tentativa da direita de impedir a nomeação de Mário Centeno para o Banco de Portugal (BdP).

Recorde-se que, esta semana, no mesmo dia em que o até então ministro das Finanças anunciou a saída do Governo, no Parlamento foi aprovado um projeto de lei que cria um período de nojo de cinco anos para que ministros possam ser governadores do BdP.

Segundo o semanário, o PAN e a direita querem acelerar o processo para que a legislação seja aprovada o mais rapidamente possível, tendo intenções de agendar a votação da lei antes da saída do atual governador, Carlos Costa, do Banco de Portugal, a 7 de julho.

O Governo, por sua vez, considera que esta proposta tem como único objetivo travar a nomeação de Centeno e, por isso, já há um plano de defesa para usar no debate e, se necessário, até um plano legal.

Se for preciso, o PS vai pedir algumas audições, nomeadamente ao Banco Central Europeu (BCE), antes de a legislação ser aprovada, para atrasar o mais possível a eventual aprovação da lei, adianta o Expresso.

Relativamente ao eventual apoio dos partidos de esquerda, para já, o certo é que o PCP se absteve na votação em plenário do projeto de lei e o BE votou a favor. Questionada pelo jornal, a deputada bloquista, Mariana Mortágua, recusa pressas.

“Além da regra sobre ministros, o projeto de lei [do PAN] tem outras normas que são importantes e merecem discussão. Da mesma forma que não pretendemos arrastar nenhum processo, o Parlamento não pode passar por cima dos mínimos de discussão de uma lei. Deve haver bom senso“, afirmou.

Aliás, Mortágua diz mesmo que não vê incompatibilidade numa nomeação de um ex-ministro, uma vez que, para o Bloco de Esquerda, o problema sempre foi “o conflito entre banqueiros e o BdP”, embora deixe claro que o BdP “também não pode servir para remodelações governamentais conforme dá jeito”.

De acordo com o Diário de Notícias, os comunistas também têm uma palavra a dizer em todo o processo, havendo dois caminhos possíveis: o PCP pode alinhar com o PS numa maioria na comissão que decida que o processo legislativo terá de ser antecedido por audições a diversas personalidades para perceber se há, ou não, conflito de interesses.

Ou, não havendo a hipótese de fazer arrastar o processo, o PCP mudar o sentido de voto quando se passar à votação final e global e votar contra, como o PS fez na votação na generalidade.

Esta semana, numa entrevista à RTP, Centeno, que vai voltar agora à função que ocupava no BdP, admitiu que já falou sobre o assunto com o primeiro-ministro, António Costa, e, quando confrontado com a questão de uma eventual incompatibilidade por ter sido ministro das Finanças, respondeu que “ser governante não é cadastro”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Governo tudo faz para que tudo fique em familia!
    Pois é com tantas censuras e querer a todo o custo o poder total.
    SÓ PODE SER UMA DITADURA QUE VEM POR AI, SE NADA FOR FEITO
    Já há Assembleia Familiar e de amigos e tudo o mais, o Governo se quer apoderar….

    • É como a outra: vai auto-apodrecer! Ah! Ah! Ah!
      E depois vem a velha senhora. Mas desta vez é em versão light!
      Ah! Ah! Ah!

  2. Catarina! Jerónimo!
    Está na hora de mostrarem quem são!
    Mostrem que não são partidos arco de um sistema estabelecido!
    Não colaborem!
    É tudo uma golpada! E com um salário a quadruplicar para o dito cujo…

  3. Estes políticos são todos, mas, mesmo todos, uns sanguessugas !
    Agora é o Mexia, que vai ter que prestar contas, e, tal como os acusados anteriormente em diversos casos, vai dar em NADA, no intervalo, o povo “come-se” uns aos outros, enquanto eles, lá do cimo da sua “sabedoria” saloia, acorrentada e comprada se riem do todos nós, como se não houvesse amanhã, pois que como dizia o outro energúmeno, “o povo aguenta ai aguenta aguenta” !
    Neste momento, já tudo é, mais que um ensaio sobre a cegueira, tudo é a própria cegueira !
    Entrar em “guerras” para que esta estirpe (aqui e no mundo) impere?
    Era o que mais faltava, para eles o meu total desprezo, se todos fizessem igual, esta estirpe, não se multiplicava como se multiplica, eles alimentam-se do ódio que “inocentemente”, os simples humanos fabricam entre si, nas defesas infrutíferas do que não entendem, por não saberem ou não pensarem, pelas próprias cabeças!

    • Que confusão vai nessa cabecinha!…
      O que tem o Centeno a ver com o Mexia??
      Claramente tu (e os outros indignados ignorantes) nem sequer sabem que o Centeno, antes de ser Ministro das Finanças, trabalhou no Banco do Portugal!!!
      Agora é completamente natural voltar para lá…

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …