/

Governador do Texas quer construir novo muro na fronteira com o México

AFP

Greg Abbott, Governador do Texas

O governador do Texas, Greg Abbott, quer construir um novo muro na fronteira entre o México e o estado do sul dos Estados Unidos, retomando assim o trabalho realizado pelo ex-presidente republicano Donald Trump e interrompido pelo seu sucessor, o democrata Joe Biden.

Abbott considera que que a imigração ilegal está “fora de controlo” e por isso anunciou uma série de medidas para fortalecer os recursos policiais para a detenção de migrantes. O governador republicano irá apresentar o seu plano de construção na próxima semana, divulgou numa entrevista.

No entanto, há dúvidas sobre a viabilidade do projeto, uma vez que parte das terras da fronteira é propriedade do governo federal ou de privados.

A construção de um novo muro “anti-imigrante” nos mais de 3.000 quilómetros de fronteira entre o México e os Estados Unidos foi uma das principais promessas de campanha de Donald Trump para as eleições presidenciais de 2016, argumentando que este iria proteger o país de pessoas sem documentos, criminosos e traficantes de droga.

“Promessa feita, promessa cumprida”, referiu a Casa Branca em janeiro, durante a visita de Trump ao Texas, na altura em que se celebrou a conclusão de mais de 700 quilómetros de muro.

Na realidade, um terço da fronteira já tinha um muro ou barreira antes de Trump assumir o cargo de Presidente, mas as obras durante o seu mandato consistiram principalmente em melhorias ou reforço de estruturas já existentes.

As apreensões de imigrantes na fronteira entre os dois países da América atingiram o seu nível mais alto em março, aumentando a pressão sobre Biden.

ZAP // AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.