/

Gouveia e Melo aponta imunidade de grupo para meados de setembro

4

Em entrevista ao Primeiro Jornal, na SIC, o coordenador da task force, o vice-almirante Gouveia e Melo, disse que acredita que “estaremos totalmente protegidos ou… fortemente protegidos” em meados de setembro.

“Na altura, achávamos que a imunidade de grupo se atingia com 70% de primeira inoculação e 50% de segunda inoculação”, começou por dizer Gouveia e Melo relativamente à anterior estimativa de que a imunidade de grupo seria atingida em agosto.

“Nós, entre 8 e 15 de agosto, vamos atingir essa meta” e “iremos atingir 85% de primeiras inoculações em setembro – segunda ou terceira semana – e também atingiremos nessa altura os 70% de segundas inoculações”, explicou o coordenador da task force.

Nessa altura, “julgo que estaremos totalmente protegidos ou… fortemente protegidos” contra a variante delta, sugeriu Gouveia e Melo. Estamos “numa corrida contra o tempo”, acrescentou, referindo-se à necessidade de acelerar a vacinação.

Portugal vai acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta de SARS COV-2, prevendo que seja possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana, disse à Lusa o coordenador da task force, este sábado.

“Estamos numa guerra contra o vírus e vamos dar o máximo que podemos para adiantar o processo de vacinação, levando ao limite”, disse, em declarações à agência Lusa, o vice-almirante Gouveia e Melo

O coordenador da task force explicou que será usado o máximo de stocks de vacinas existentes para aumentar o ritmo de vacinação.

“Estamos a um ritmo de 100 mil por dia, mas ainda vamos aumentar esse ritmo e vamos esgotar todos os nossos stocks de vacinas, eventualmente reduzindo alguma segurança em termos de reserva, mas para adiantar o processo de vacinação”, explicou.

As pessoas entre os 18 e os 29 anos começaram a ser vacinadas contra a covid-19 este domingo, por ordem decrescente de idade.

A convocação desta faixa etária é feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 anos.

“Normalmente tentamos que as pessoas estejam o menor tempo possível à espera, mas nestas duas semanas vamos ter de trocar um pouco de qualidade no processo pelo ritmo de vacinação”, disse o responsável pela vacinação em Portugal em entrevista no Primeiro Jornal, na SIC.

Ainda assim, espera que as filas nos centros de vacinação não sejam generalizadas, nem que o tempo de espera seja superior a uma hora.

Gouveia e Melo admitiu que as vacinas não têm chegado “ao ritmo que desejávamos” e que todas as que chegarem a partir de agora devem ser rapidamente administradas.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. Coitado do homem, o governo já viu que ao contrario das expectativas, ele não iria falhar, assim há que tentar sabotar-lo.
    A DGS fecha centros de vacinação massiva sem informar, muda as regras para considerar imunização de grupo concluída e ainda vai arranjar mais umas artimanhas para o lixar.
    O objectivo é que ele se demita para por um amigo a fechar as luzes e a ser considerado o supra-sumo da batata por concluir o processo.
    Como não podem demitir o almirante, tem de arranjar forma de que ele deixe a task force ou se entale.

    Não fosse o Almirante a organizar isto, ainda andaríamos aos papeis com todos os amiguinhos a serem vacinados e atingirmos 10 mil vacinas por dia enquanto nos faziam pensar que éramos os melhores por atingir os 10 mil …

    • Já se provou, pelos números e factos, de que a vacina faz efeito e funciona melhor do que esperado.

      Neste momento, não levar a vacina parece uma irresponsabilidade para com um grupo, mas respeito as suas decisões, se todos os outros estiverem vacinados a sua irresponsabilidade não afeta o grupo, logo é uma decisão que não afecta quem pensa diferente.

  2. Este governo convive muito mal com a competência e honestidade. Este homem mostra como se deve fazer sem olhar aos amigos nem a quem tem cartão do partido da rosa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.