Declarações do almirante na RTP, que terão passado despercebidas a muita gente. Entretanto pode ter mudado de ideias.
As eleições ainda estão longe, serão em 2026. Mas quando se fala no futuro presidente da República, Henrique Gouveia e Melo tem-se destacado ao longo dos últimos tempos.
Ainda na sondagem mais recente, o almirante aparece claramente destacado em relação aos outros eventuais concorrentes à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa.
Gouveia e Melo obtém 23% das intenções de voto, bem longe dos 13,9% de Pedro Passos Coelho. Mais atrás aparecem Marques Mendes (9,8%), André Ventura (6,6%) ou Mário Centeno (6,4%).
Todas estas personalidades são apenas eventuais candidatos. Porque nenhum deles anunciou que vai ser candidato nas próximas eleições presidenciais.
Mas Gouveia e Melo já anunciou que… não vai ser candidato.
O momento foi (bem) apanhado por Filomena Cautela, na RTP. Num programa emitido no sábado passado, a apresentadora recuperou uma entrevista que a própria fez a Gouveia e Melo.
A tal entrevista foi em Setembro de 2023. Filomena começa por assegurar que não vai perguntar se Gouveia e Melo vai ser candidato à presidência da República. “Não vale a pena que eu não respondo”, comentou o almirante.
A dupla cumprimenta-se e, quando se estão a levantar para fechar a conversa, Filomena Cautela vira-se para trás e pergunta “Mas vai (candidatar-se)?”.
“Não, não vou”, respondeu Gouveia e Melo, já de pé.
Mas, como acontece muitas vezes, pode ter mudado de ideias.