Gordinho saudável é um mito

Photoxpress

-

Defendida por uma corrente de endocrinologistas e nutricionistas, a ideia de que um individuo com excesso de peso possa ser um ‘gordinho saudável’ não passa de um mito, segundo um novo estudo agora divulgado.

O estudo, conduzido por cientistas canadianos, incidiu sobre uma amostra de mais de 60 mil pessoas e mostrou que o excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo que os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar sejam normais.

Divulgada na revista científica Annals of Internal Medicine, a investigação analisou resultados de mais de 1000 outros estudos publicados sobre o tema.

Os investigadores do Hospital Mount Sinai, em Toronto, acabaram por contradizer a ideia de que o excesso de peso não implicaria necessariamente riscos para a saúde, desde que os indivíduos se mantivessem saudáveis noutros aspectos.

O levantamento concluiu que pacientes com excesso de peso cujo coração foi monitorizado durante mais de 10 anos não apresentaram qualquer melhoria na sua saúde.

Os cientistas argumentam que os ‘gordinhos’, apesar de metabolicamente saudáveis, têm, provavelmente, factores de risco subjacentes que pioram com o tempo.

Em declarações à BBC, o responsável pelo estudo, Ravi Retnakaran revela que “os nossos resultados realmente colocam em dúvida a existência desse conceito de obesidade saudável”.

“Os dados sugerem que tanto os pacientes que são obesos e metabolicamente doentes quanto os que são obesos, mas metabolicamente saudáveis, têm um risco elevado de morte por doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a ‘obesidade saudável’ pode ser considerada um mito.”

A Fundação Britânica do Coração diz que a obesidade é um conhecido factor de risco para doenças cardiovasculares e que as pesquisas mostram que não há um ‘nível saudável de obesidade’.

Para a enfermeira chefe de doenças cardíacas Doireann Maddock, “mesmo que os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue estejam normais, a obesidade ainda pode colocar o coração em risco”.

Maddock destaca a necessidade de uma mudança no estilo de vida em vez de uma preocupação exagerada com os factores de risco individuais.

“Além de acompanhar o seu peso, se parar de fumar, começar uma actividade física regular e mantiver a pressão arterial e o nível de colesterol a um nível saudável, pode fazer uma diferença na redução de seu risco de doença cardíaca.”

Doireann Maddock conclui com um conselho simples: se está preocupado com seu peso e quer saber mais sobre as mudanças que deve fazer, faça uma visita ao seu médico.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …