Gordinho saudável é um mito

Photoxpress

-

Defendida por uma corrente de endocrinologistas e nutricionistas, a ideia de que um individuo com excesso de peso possa ser um ‘gordinho saudável’ não passa de um mito, segundo um novo estudo agora divulgado.

O estudo, conduzido por cientistas canadianos, incidiu sobre uma amostra de mais de 60 mil pessoas e mostrou que o excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo que os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar sejam normais.

Divulgada na revista científica Annals of Internal Medicine, a investigação analisou resultados de mais de 1000 outros estudos publicados sobre o tema.

Os investigadores do Hospital Mount Sinai, em Toronto, acabaram por contradizer a ideia de que o excesso de peso não implicaria necessariamente riscos para a saúde, desde que os indivíduos se mantivessem saudáveis noutros aspectos.

O levantamento concluiu que pacientes com excesso de peso cujo coração foi monitorizado durante mais de 10 anos não apresentaram qualquer melhoria na sua saúde.

Os cientistas argumentam que os ‘gordinhos’, apesar de metabolicamente saudáveis, têm, provavelmente, factores de risco subjacentes que pioram com o tempo.

Em declarações à BBC, o responsável pelo estudo, Ravi Retnakaran revela que “os nossos resultados realmente colocam em dúvida a existência desse conceito de obesidade saudável”.

“Os dados sugerem que tanto os pacientes que são obesos e metabolicamente doentes quanto os que são obesos, mas metabolicamente saudáveis, têm um risco elevado de morte por doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a ‘obesidade saudável’ pode ser considerada um mito.”

A Fundação Britânica do Coração diz que a obesidade é um conhecido factor de risco para doenças cardiovasculares e que as pesquisas mostram que não há um ‘nível saudável de obesidade’.

Para a enfermeira chefe de doenças cardíacas Doireann Maddock, “mesmo que os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue estejam normais, a obesidade ainda pode colocar o coração em risco”.

Maddock destaca a necessidade de uma mudança no estilo de vida em vez de uma preocupação exagerada com os factores de risco individuais.

“Além de acompanhar o seu peso, se parar de fumar, começar uma actividade física regular e mantiver a pressão arterial e o nível de colesterol a um nível saudável, pode fazer uma diferença na redução de seu risco de doença cardíaca.”

Doireann Maddock conclui com um conselho simples: se está preocupado com seu peso e quer saber mais sobre as mudanças que deve fazer, faça uma visita ao seu médico.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …