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Google “esconde” sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo.

De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor um novo código ao Google e ao Facebook, que os obrigaria a negociar um preço justo para exibir notícias locais. A empresa criticou o código proposto, enquanto o Facebook alertou que, como consequência, poderia bloquear os australianos de partilhar esses conteúdos.

O Australian Financial Review informou na quarta-feira que a Google ajustou o seu algoritmo de busca, escondendo ‘links’ que encaminhavam para alguns veículos comerciais da media australiana.

Um porta-voz do Google confirmou que a empresa estava “a realizar algumas experiências que atingiriam cerca de 1% dos utilizadores do motor de busca da Google na Austrália” de forma a verificar “os impactos”. Essas experiências terminariam no início de fevereiro.

A Google procurou minimizar a importância do ocorrido, indicando que a empresa conduzia “dezenas de milhares de experiências” no motor de pesquisa todos os anos. “Em 2018, o valor que fornecemos aos editores apenas através do tráfego de referência foi estimado em 218 milhões de dólares” (cerca de 179 milhões de euros), disse o porta-voz.

“Continuamos comprometidos em chegar a um código viável e esperamos trabalhar com o comité do Senado, legisladores e editores para alcançar um resultado que seja justo para todos, no interesse de todos os australianos”, continuou.

Taísa Pagno //

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