Google vai pagar por notícias no Reino Unido. E ameaça retirar motor de busca da Austrália

A partir desta semana, a Google vai começar a pagar a empresas de comunicação no Reino Unido para utilizar os seus artigos na nova plataforma de notícias Google News Showcase, incluindo 120 jornais britânicos, como o Telegraph e o Financial Times.

Segundo noticiou na quinta-feira o Público, a entrada do Reino Unido na plataforma ocorre num momento em que a União Europeia (UE) e a Austrália avaliam a possibilidade de exigir que o motor de busca da Google pague pelos excertos (títulos e primeiras frases) das notícias que mostra.

Ao jornal diário, a equipa da Google indicou que o que se faz com a Google News Showcase é muito diferente do que os que países como a Austrália pedem. O Governo australiano está a tentar definir um código para obrigar a Google e o Facebook a pagar aos meios de comunicação pelos excertos das notícias que apresentam.

“O que o código na Austrália pede é para pagar por todas as hiperligações e excertos. Isso é uma linha vermelha”, explicou um porta-voz da Google. “Isso iria criar um precedente prejudicial e daria privilégios para um grupo de conteúdo – de sites de notícias acima de outros sites”. A empresa ameaçou retirar o motor de busca do país se a legislação avançar.

A Google News Showcase já inclui 450 publicações ‘online’ da Alemanha, Austrália, Argentina, Canadá, França e Reino Unido e um investimento de mil milhões de dólares (824 milhões de euros) nos próximos três anos.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A Google, que detém o YouTube entre outras plataformas, tem um poder ser precedentes na história mundial. O pior de tudo (ou melhor, depende do espectro político de cada um) é que é altamente enviesada politicamente (à esquerda). Estas mega-plataformas têm o poder de censura e de manipulação da opinião pública, capaz até de interferir em eleições, como se viu nos EUA. Para mim, essa é a maior preocupação.

RESPONDER

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …