Google já sabe falar em português de Portugal

A Google anunciou oficialmente o idioma de português europeu para o seu assistente digital, um passo importante para desbloquear o potencial desta funcionalidade no país.

Falar com as máquinas não é novidade. A Alexa, da Amazon, ou a Siri, da Apple obedecem a inúmeros comandos de voz. Contudo, nenhuma fala português de Portugal.

A Google já andava em testes com o Google Assistant em português há alguns meses. Nos últimos dias, vários utilizadores puderam começar a experimentar a ferramenta. Como explica a empresa, esta ferramenta permite que tenha “uma conversa natural com o Google”.

À TSF, Austin Chang, diretor de produto na Google, em São Francisco, com a pasta dos mercados emergentes para a tecnologia Assistente Google, disse que Portugal teve que esperar mais do que o Brasil para ter acesso ao “ok, Google” porque a Google quer “prestar mesmo atenção não apenas à tradução, mas à localização; perceber as formas de falar, entender algumas das referências culturais, ou o vernáculo.”

Quanto à forma como os utilizadores podem interagir com o Assistente Google, o responsável admite que ainda não é “tão fluida como eu estar aqui a falar consigo, mas mesmo assim percebe o contexto e percebe o que nos rodeia”.

Esta tecnologia permite que o seu telemóvel funcione mais como um assistente pessoal. Inúmeras funcionalidades podem ser controladas apenas com a voz – desde apagar luzes da casa a definir o despertador.

De acordo com o jornal ECO, a voz do Google Assistant em português europeu é feminina. Noutros idiomas, é possível escolher entre várias vozes com nomes de cores, algumas delas neutras do ponto de vista de género.

Para já, esta funcionalidade está apenas disponível para smartphones. Nas colunas inteligentes da Google ainda não conseguem perceber o português europeu. Contudo, mesmo sendo o sistema operativo Android um software da Google, o idioma de português de Portugal também está disponível para a app Google Assistant no iOS, o sistema operativo móvel dos iPhone, da Apple.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …