Gonorreia pode tornar-se intratável. Distração com a covid-19 tornou-a mais perigosa

Oregon State University / Wikimedia

Neisseria gonorrhoeae, bactéria causadora da gonorreia.

Enquanto o mundo estava de olhos postos na covid-19, novas infeções de gonorreia não estão a responder bem ao tratamento com antibióticos.

A covid-19 dominou legitimamente as notícias de doenças infecciosas desde 2020. No entanto, isso não significa que outras doenças infecciosas deram uma pausa. Na realidade, as taxas de infeção por gonorreia nos EUA aumentaram durante a pandemia.

Ao contrário da covid-19, que é um vírus novo, a gonorreia é uma doença antiga. Os primeiros relatos conhecidos de gonorreia datam da China em 2600 a.C., e a doença tem atormentado os humanos desde então.

A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode infetar as membranas mucosas dos órgãos genitais, reto, garganta e olhos. A gonorreia é tipicamente transmitida por contacto sexual.

Antes da pandemia, havia cerca de 1,6 milhões de novas infeções por gonorreia a cada ano. Mais de 50% desses casos envolveram estirpes de gonorreia que não responderam ao tratamento com pelo menos um antibiótico.

Em 2020, as infeções por gonorreia caíram inicialmente 30%, provavelmente devido aos confinamentos e distanciamento social. No entanto, até ao final de 2020 – o último ano para o qual dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças estão disponíveis – as infeções relatadas aumentaram 10% em relação a 2019.

Não está claro porque é que as infeções aumentaram, embora algumas medidas de distanciamento social ainda estivessem em vigor. Mas o CDC observa que o acesso reduzido aos cuidados de saúde pode ter levado a infeções mais longas e a mais oportunidades de espalhar a doença, e a atividade sexual pode ter aumentado quando as ordens iniciais de confinamento foram suspensas.

A gonorreia é um grande problema de saúde pública, mas há medidas concretas que as pessoas podem tomar para evitar que piore, e novos antibióticos e vacinas podem melhorar os cuidados no futuro.

Alguns fatores contribuíram para o aumento de infeções durante a pandemia de covid-19.

No início da pandemia, a maioria dos laboratórios dos EUA capazes de testar gonorreia mudou para testes de covid-19. Esses laboratórios também enfrentam a mesma escassez de pessoal e suprimentos que afetam as instalações médicas em todo o país.

Muitas pessoas evitaram clínicas e hospitais durante a pandemia, o que diminuiu as oportunidades de identificar e tratar infeções de gonorreia antes que se espalhassem. De facto, devido à diminuição da triagem nos últimos dois anos e meio, os especialistas de saúde não sabem exatamente quanto a gonorreia resistente a antibióticos se espalhou.

Além disso, no início da pandemia, muitos médicos prescreveram antibióticos para pacientes com covid-19, embora os antibióticos não funcionem em vírus como o SARS-CoV-2. O uso inadequado de antibióticos pode contribuir para uma maior resistência aos medicamentos, por isso é razoável suspeitar que isso tenha acontecido com a gonorreia.

Mesmo antes da pandemia, a resistência ao tratamento com antibióticos para infeções bacterianas era um problema crescente. Nos EUA, as infeções por gonorreia resistentes a antibióticos aumentaram mais de 70% entre 2017-2019.

Neisseria gonorrhoeae é especialista em recolher novos genes de outros patógenos e de bactérias úteis. Essas bactérias também podem tornar-se resistentes a antibióticos, oferecendo mais oportunidades para a bactéria da gonorreia adquirir genes resistentes.

As estirpes resistentes à ceftriaxona foram observadas noutros países, incluindo Japão, Tailândia, Austrália e Reino Unido, levantando a possibilidade de que algumas infeções de gonorreia possam em breve ser completamente intratáveis.

Passos rumo à prevenção

Atualmente, as mudanças de comportamento estão entre as melhores maneiras de limitar as infeções gerais de gonorreia – particularmente o comportamento sexual mais seguro e o uso de preservativo.

No entanto, esforços adicionais são necessários para retardar ou prevenir uma era de gonorreia intratável.

Os cientistas podem criar novos antibióticos eficazes contra estirpes resistentes; no entanto, a diminuição do investimento nos últimos 30 anos retardou a introdução de novos antibióticos. Nenhum novo medicamento para tratar a gonorreia foi introduzido desde 2019, embora dois estejam em fase final de ensaios clínicos.

A vacinação contra a gonorreia não é possível atualmente, mas pode ser no futuro. As vacinas eficazes contra a bactéria da meningite, um parente próximo da gonorreia, às vezes também podem fornecer proteção contra a gonorreia. Isso sugere que uma vacina contra gonorreia deve ser viável.

A Organização Mundial da Saúde começou uma iniciativa para reduzir a gonorreia em todo o mundo em 90% até 2030. Essa iniciativa visa promover práticas sexuais seguras, aumentar o acesso a cuidados de saúde de alta qualidade para doenças sexualmente transmissíveis e expandir a testagem para que infeções assintomáticas possam ser tratadas antes de se espalharem. A iniciativa também defende o aumento da procura de vacinas e novos antibióticos para tratar a gonorreia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.