“Eles querem é golpe e golpe não vai ter”, diz Lula

12

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, disse na segunda-feira aos governadores que os militantes bolsonaristas que invadiram o Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto não tinham uma lista de reivindicações e que buscavam apenas um “golpe”. “E golpe não vai ter”, afirmou.

“O que vimos ontem [domingo] foi coisa que já estava prevista. Isso tinha sido anunciado há algum tempo atrás, porque as pessoas que estavam nas ruas em frente aos quartéis não tinham lista de reivindicações”, indicou Lula da Silva, na abertura de uma reunião com governadores e líderes parlamentares e judiciais.

“Ele querem é golpe, e golpe não vai ter. Eles têm que aprender que a democracia é a coisa mais complicado de a gente fazer, porque exige a gente suportar os outros, exige conviver com quem a gente não gosta”, referiu, citado pelo Folha de S. Paulo.

Lula criticou o Exército brasileiro, que permitiu que os manifestantes ocupassem as áreas próximas dos quartéis, com reivindicações antidemocráticas. “Nenhum general se moveu para dizer que isso não pode acontecer”, declarou o Presidente.

Durante a ditadura militar, continuou, as pessoas eram presas e torturadas apenas por defender a queda de um Governo. “Agora as pessoas reivindicam livremente o golpe me frente dos quartéis. E não foi feito nada por nenhum quartel. Nenhum general se moveu para dizer que isso não pode acontecer, que é proibido pedir isso”, notou.

O Presidente criticou ainda a Polícia Militar de Brasília, afirmando que a corporação foi conivente com o vandalismo.

Criticando também os manifestantes, Lula indicou que o “gesto é a demonstração de que aqui, neste país, tudo é possível; é possível discordar, é possível fazer passeata, é possível fazer greve. A única coisa que não é possível é alguém querer acabar com a nossa incipiente democracia que já sofreu com o golpe da Presidente Dilma Roussef”.

Depois da reunião, Lula, os seus ministros e os governadores caminharam pela Praça dos Três Poderes, do Palácio do Planalto até ao Supremo.

Ao chegar ao STF, o Presidente descreveu os episódios de violência protagonizados pelos bolsonaristas como um “ato de fanatismo” e disse que o Governo vai descobrir quem financiou a manifestação golpista.

“O que aconteceu aqui deve ser apenas do interesse de uma pequena minoria, de um bando de vândalos, de um bando de bandidos que fizeram isso. E vamos descobrir; mais cedo ou mais tarde a gente vai descobrir quem financiou. Tem gente financiando, tem gente que pagou para vir aqui e tem gente que fomentou”, frisou.

Na reunião participaram os governadores ou representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, incluindo os chefes dos governos estaduais mais próximos ao ex-Presidente Jair Bolsonaro, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.

Também participaram no encontro juízes do STF, entre eles a presidente, Rosa Weber. O procurador-geral da República, Augusto Aras, também esteve presente, assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo.

Bolsonaro quer antecipar regresso ao Brasil

O ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, internado num hospital em Orlando, nos Estados Unidos, disse que está bem e que planeia antecipar o regresso ao país quando receber alta, o que está previsto acontecer nos próximos dias.

“Este já é o meu terceiro internamento por obstrução intestinal grave. Vim passar um tempo fora com a família, mas não tive dias calmos. Primeiro, houve este lamentável episódio, ontem [domingo], no Brasil e depois este meu internamento no hospital”, disse Bolsonaro à CNN Brasil esta segunda-feira ao início da madrugada.

Quanto ao regresso ao Brasil, realçou que pretende antecipar a viagem, pois os médicos no Brasil já conhecem a sua condição.

ZAP //

12 Comments

    • Lula foi vítima de um processo de LAWFARE, ou seja, quando um juiz corrupto, Moro, fabrica provas falsas para acusar, condenar e deter uma personalidade inocente com um objetivo político. Neste caso retirar Lula da corrida eleitoral de 2018 para eleger Bolsonaro que lhe devolveu o favor com o cargo de Ministro da Justiça. Sugiro ao governo Brasileiro que implemente uma Lei que impeça os Bolsonaristas de se refererir ao Presidente do Brasil como Ladrão. Não respeitar o Presidente da República devia dar cadeia.

  1. E confrangedor ouvir falar este patego. É uma nulidade discursiva. Que mais se pode esperar de um serralheiro? Este homem nem figura decente tem para o cargo. Pobre Brasil.

    • Confrangedor foi ouvir Bolsonaro na Cerimónia de Comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, com o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa ao lado, começar aos gritos de IMBROCHÁVEL! IMBROCHÁVEL!
      Confrangedor foi ouvir Bolsonaro no Congresso, durante o Impeachment de Dilma dedicar o voto ao maior torcionário da Ditadura Militar, o coronel Ulstra.
      Confrangedor foi ouvir Bolsonaro dizer a uma deputada que a violava se não fosse feia.
      Confrangedor foi ouvir Bolsonaro durante a Pandemia dizer que a doença do Covid era uma gripezinha e quando confrontado com o número de mortos dizer que não era coveiro.
      Quanto à opinião que tem de Lula não corresponde à da comunidade internacional e do concerto das nações que o consideram um grande estadista e o respeitam. Talvez o parolo seja você!

    • Diria Eu “Pobre Nuno Valente” , é mais adequado ! . Comparado a pobreza de Cultura de Postura de Respeito por o Povo e Falta de Educação Básica , Lula ao lado dele é uma Pessoa muito mais culta e ponderada !

      • Ah, desculpe. Me enganei. Não é golpe, é só eleição fraudada, presidiário presidente eleito na marra, notícia escolhida a dedo pra agradar os tribunais… Não é golpe, é ditadura mesmo.

  2. Lula já é o maior golpe antidemocrático da história. Não foi julgado pelos seus crimes. Foi condenado em 03 instâncias. O povo brasileiro está revoltado com a atuação política do Supremo tribunal de Justiça que influenciou fortemente no resultado das eleições. A mídia está contaminada. O povo está com medo

    • Repito o comentário. Lula foi vítima de um processo de LAWFARE, ou seja, quando um juiz corrupto, Moro, fabrica provas falsas para acusar, condenar e deter uma personalidade inocente com um objetivo político. Neste caso retirar Lula da corrida eleitoral de 2018 para eleger Bolsonaro que lhe devolveu o favor com o cargo de Ministro da Justiça. Sugiro ao governo Brasileiro que implemente uma Lei que impeça os Bolsonaristas de se referir ao Presidente do Brasil como Ladrão. Não respeitar o Presidente da República devia dar cadeia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.