O lendário Golias poderá não ter sido um gigante

O lendário confronto entre o gigante guerreiro Golias e o futuro rei David, que era um simples pastor naquela época, converteu-se numa das histórias bíblicas mais populares.

No entanto, apesar de décadas de escavações arqueológicas, a história de Golias e do seu aspeto físico pouco comum tem estado envolta em mistério. Escavações arqueológicas em Tel Zafit, no sul de Israel, revelaram um assentamento antigo por baixo das ruínas da cidade filisteia de Gat, que era considerada o lugar de nascimento de Golias.

Durante as escavações anteriores foram descobertas ruínas que datavam dos séculos IX e X a.C., no entanto a nova descoberta sugere que a cidade de Gat estava no auge do seu desenvolvimento no século XI a.C., durante a época em que viveu Golias. A nova cidade é maior do que o assentamento subsequente e guarda vestígios de estruturas extraordinárias, segundo o jornal The Jerusalem Post.

As descobertas poderiam explicar a razão pela qual Golias e outros heróis bíblicos tinham sido retratados como gigantes, mesmo não havendo evidências arqueológicas que indiquem o seu verdadeiro tamanho, sugeriu Aren Maeir, professor de arqueologia da Universidade de Bar-Ilan.

“Não há esqueletos de pessoas que sejam mais altas que os bases da NBA”, disse Maeir.

Em vez disso, o arqueólogo sugeriu que as histórias míticas da Bíblia refletiam como uma sociedade alegoriza os feitos dos seus antepassados, como parece ser evidenciado através das enormes estruturas que deixaram.

“Gat era a maior cidade à face da Terra daquela época, e pelos vistos era caracterizada por ter uma arquitetura bastante impressionante”, disse Maeir. “Os filisteus eram a cultura dominante na região, tanto política como militarmente e talvez até culturalmente”, acrescentou.

“Quando vemos ruínas formidáveis e perguntamos: ‘Como alguém foi capaz de construir isto?’, uma das explicações que se dá às vezes é que ‘devem ter sido construídas por gigantes do passado‘”, explica o arqueólogo, que tem estado a investigar o sítio há mais de 23 anos.

A recordação deste domínio, acompanhada pela presença dos restos físicos da sociedade, inspiraram a tradição de que os habitantes de Gat seriam gigantes, um tema que também aparece em outras histórias bíblicas, argumentou o arqueólogo.

ZAP ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é desinformação!!! Não existiram gigantes? Claro que existiram!!! E as provas que existem? Agora mentem? querem esconder a verdade!!!

  2. Um base da NBA já é considerado alto hoje em dia, se os compararmos com a altura média em Portugal na idade média era gigantes! (pouca gente ultrapassava 1,6 m naquela altura, comparando com 2m de um base é uma diferença enorme!)

RESPONDER

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …