/

O lendário Golias poderá não ter sido um gigante

4

O lendário confronto entre o gigante guerreiro Golias e o futuro rei David, que era um simples pastor naquela época, converteu-se numa das histórias bíblicas mais populares.

No entanto, apesar de décadas de escavações arqueológicas, a história de Golias e do seu aspeto físico pouco comum tem estado envolta em mistério. Escavações arqueológicas em Tel Zafit, no sul de Israel, revelaram um assentamento antigo por baixo das ruínas da cidade filisteia de Gat, que era considerada o lugar de nascimento de Golias.

Durante as escavações anteriores foram descobertas ruínas que datavam dos séculos IX e X a.C., no entanto a nova descoberta sugere que a cidade de Gat estava no auge do seu desenvolvimento no século XI a.C., durante a época em que viveu Golias. A nova cidade é maior do que o assentamento subsequente e guarda vestígios de estruturas extraordinárias, segundo o jornal The Jerusalem Post.

As descobertas poderiam explicar a razão pela qual Golias e outros heróis bíblicos tinham sido retratados como gigantes, mesmo não havendo evidências arqueológicas que indiquem o seu verdadeiro tamanho, sugeriu Aren Maeir, professor de arqueologia da Universidade de Bar-Ilan.

“Não há esqueletos de pessoas que sejam mais altas que os bases da NBA”, disse Maeir.

Em vez disso, o arqueólogo sugeriu que as histórias míticas da Bíblia refletiam como uma sociedade alegoriza os feitos dos seus antepassados, como parece ser evidenciado através das enormes estruturas que deixaram.

“Gat era a maior cidade à face da Terra daquela época, e pelos vistos era caracterizada por ter uma arquitetura bastante impressionante”, disse Maeir. “Os filisteus eram a cultura dominante na região, tanto política como militarmente e talvez até culturalmente”, acrescentou.

“Quando vemos ruínas formidáveis e perguntamos: ‘Como alguém foi capaz de construir isto?’, uma das explicações que se dá às vezes é que ‘devem ter sido construídas por gigantes do passado‘”, explica o arqueólogo, que tem estado a investigar o sítio há mais de 23 anos.

A recordação deste domínio, acompanhada pela presença dos restos físicos da sociedade, inspiraram a tradição de que os habitantes de Gat seriam gigantes, um tema que também aparece em outras histórias bíblicas, argumentou o arqueólogo.

4 Comments

  1. Isto é desinformação!!! Não existiram gigantes? Claro que existiram!!! E as provas que existem? Agora mentem? querem esconder a verdade!!!

  2. Um base da NBA já é considerado alto hoje em dia, se os compararmos com a altura média em Portugal na idade média era gigantes! (pouca gente ultrapassava 1,6 m naquela altura, comparando com 2m de um base é uma diferença enorme!)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.