O lendário Golias poderá não ter sido um gigante

O lendário confronto entre o gigante guerreiro Golias e o futuro rei David, que era um simples pastor naquela época, converteu-se numa das histórias bíblicas mais populares.

No entanto, apesar de décadas de escavações arqueológicas, a história de Golias e do seu aspeto físico pouco comum tem estado envolta em mistério. Escavações arqueológicas em Tel Zafit, no sul de Israel, revelaram um assentamento antigo por baixo das ruínas da cidade filisteia de Gat, que era considerada o lugar de nascimento de Golias.

Durante as escavações anteriores foram descobertas ruínas que datavam dos séculos IX e X a.C., no entanto a nova descoberta sugere que a cidade de Gat estava no auge do seu desenvolvimento no século XI a.C., durante a época em que viveu Golias. A nova cidade é maior do que o assentamento subsequente e guarda vestígios de estruturas extraordinárias, segundo o jornal The Jerusalem Post.

As descobertas poderiam explicar a razão pela qual Golias e outros heróis bíblicos tinham sido retratados como gigantes, mesmo não havendo evidências arqueológicas que indiquem o seu verdadeiro tamanho, sugeriu Aren Maeir, professor de arqueologia da Universidade de Bar-Ilan.

“Não há esqueletos de pessoas que sejam mais altas que os bases da NBA”, disse Maeir.

Em vez disso, o arqueólogo sugeriu que as histórias míticas da Bíblia refletiam como uma sociedade alegoriza os feitos dos seus antepassados, como parece ser evidenciado através das enormes estruturas que deixaram.

“Gat era a maior cidade à face da Terra daquela época, e pelos vistos era caracterizada por ter uma arquitetura bastante impressionante”, disse Maeir. “Os filisteus eram a cultura dominante na região, tanto política como militarmente e talvez até culturalmente”, acrescentou.

“Quando vemos ruínas formidáveis e perguntamos: ‘Como alguém foi capaz de construir isto?’, uma das explicações que se dá às vezes é que ‘devem ter sido construídas por gigantes do passado‘”, explica o arqueólogo, que tem estado a investigar o sítio há mais de 23 anos.

A recordação deste domínio, acompanhada pela presença dos restos físicos da sociedade, inspiraram a tradição de que os habitantes de Gat seriam gigantes, um tema que também aparece em outras histórias bíblicas, argumentou o arqueólogo.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isto é desinformação!!! Não existiram gigantes? Claro que existiram!!! E as provas que existem? Agora mentem? querem esconder a verdade!!!

  2. Um base da NBA já é considerado alto hoje em dia, se os compararmos com a altura média em Portugal na idade média era gigantes! (pouca gente ultrapassava 1,6 m naquela altura, comparando com 2m de um base é uma diferença enorme!)

RESPONDER

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …