Os golfinhos formam amizades porque partilham os mesmos interesses

No que diz respeito a criar laços de amizade, parece que os golfinhos são mais parecidos connosco do que imaginávamos.

O comportamento homófilo desempenha um papel central na formação das amizades humanas, uma vez que os indivíduos formam laços sociais com aqueles que demonstram características fenotípicas semelhantes, independentemente do parentesco. Agora, sabemos que os golfinhos-nariz-de-garrafa são tal e qual como nós neste aspeto.

Shark Bay, uma baía na Austrália, é o lar de uma população icónica de golfinhos-nariz-de-garrafa e o único lugar onde estes animais foram observados a usar esponjas marinhas como ferramentas. Muitas vezes, esta estratégia de proteger o bico com esponjas é adotada como elemento de identificação dentro do grupo.

Esta técnica, que é passada de geração em geração, ajuda certos golfinhos, os “spongers“, a encontrar comida em canais de água mais profundos. Apesar de esta técnica já ter sido estudada em golfinhos fêmea, este estudo analisou especificamente os golfinhos do sexo masculino.

Para este estudo, a equipa usou dados comportamentais, genéticos e fotográficos de 124 golfinhos do sexo masculino, recolhidos durante os meses de inverno em Shark Bay, uma baía na Austrália, ao longo de nove anos (de 2007 a 2015). Os cientistas analisaram um subconjunto de 37 golfinhos macho, que compreendia 13 “spongers”.

Segundo a investigação, é mais provável que os golfinhos “sponger” machos passem mais tempo com os seus companheiros “sponger” do sexo masculino, uma vez que partilham esta característica.

Simon Allen, co-autor do estudo e professor na Faculdade de Ciências Biológicas de Bristol, explicou que esta técnica “é uma atividade demorada e solitária” e foi por esse motivo considerada incompatível com as necessidades de estes golfinhos investirem tempo na formação de alianças estreitas com outros machos.

Este estudo sugere que, tal como as fêmeas e os seres humanos, “os golfinhos machos formam laços sociais baseados em interesses compartilhados“.

A principal autora do estudo, Manuela Bizzozzero, acrescentou que “os golfinhos machos de Shark Bay exibem um fascinante sistema social de formação de alianças. Estas fortes ligações entre machos podem durar décadas e são essenciais para o sucesso de acasalamento de cada macho”.

“Ficamos muito entusiasmados em descobrir estas alianças”, rematou a investigadora. O artigo científico foi publicado recentemente na Proceedings of the Royal Society B.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …