Os golfinhos formam amizades porque partilham os mesmos interesses

No que diz respeito a criar laços de amizade, parece que os golfinhos são mais parecidos connosco do que imaginávamos.

O comportamento homófilo desempenha um papel central na formação das amizades humanas, uma vez que os indivíduos formam laços sociais com aqueles que demonstram características fenotípicas semelhantes, independentemente do parentesco. Agora, sabemos que os golfinhos-nariz-de-garrafa são tal e qual como nós neste aspeto.

Shark Bay, uma baía na Austrália, é o lar de uma população icónica de golfinhos-nariz-de-garrafa e o único lugar onde estes animais foram observados a usar esponjas marinhas como ferramentas. Muitas vezes, esta estratégia de proteger o bico com esponjas é adotada como elemento de identificação dentro do grupo.

Esta técnica, que é passada de geração em geração, ajuda certos golfinhos, os “spongers“, a encontrar comida em canais de água mais profundos. Apesar de esta técnica já ter sido estudada em golfinhos fêmea, este estudo analisou especificamente os golfinhos do sexo masculino.

Para este estudo, a equipa usou dados comportamentais, genéticos e fotográficos de 124 golfinhos do sexo masculino, recolhidos durante os meses de inverno em Shark Bay, uma baía na Austrália, ao longo de nove anos (de 2007 a 2015). Os cientistas analisaram um subconjunto de 37 golfinhos macho, que compreendia 13 “spongers”.

Segundo a investigação, é mais provável que os golfinhos “sponger” machos passem mais tempo com os seus companheiros “sponger” do sexo masculino, uma vez que partilham esta característica.

Simon Allen, co-autor do estudo e professor na Faculdade de Ciências Biológicas de Bristol, explicou que esta técnica “é uma atividade demorada e solitária” e foi por esse motivo considerada incompatível com as necessidades de estes golfinhos investirem tempo na formação de alianças estreitas com outros machos.

Este estudo sugere que, tal como as fêmeas e os seres humanos, “os golfinhos machos formam laços sociais baseados em interesses compartilhados“.

A principal autora do estudo, Manuela Bizzozzero, acrescentou que “os golfinhos machos de Shark Bay exibem um fascinante sistema social de formação de alianças. Estas fortes ligações entre machos podem durar décadas e são essenciais para o sucesso de acasalamento de cada macho”.

“Ficamos muito entusiasmados em descobrir estas alianças”, rematou a investigadora. O artigo científico foi publicado recentemente na Proceedings of the Royal Society B.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …

Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos

Ivo Rosa manda desbloquear conta bancária de Tchizé dos Santos

O Tribunal Central de Instrução Criminal desbloqueou uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, por "decurso excessivo" do tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos. O …