Goldman Sachs diz que Portugal está bem cotado (para ganhar o Euro 2016)

(dr) FPF

-

A Selecção portuguesa surge na lista do banco Goldman Sachs como um dos cinco principais favoritos a ganhar o Euro 2016. Mas a instituição também prevê uma final França-Espanha e a queda de Cristiano Ronaldo e companhia nos quartos-de-final.

O Euro 2016, que arranca já na próxima sexta-feira, em França, vai ter como campeã a Selecção da casa. É o que determinam as contas de Excel do Banco de investimento Goldman Sachs.

A instituição financeira norte-americana usou modelos estatísticos para definir a lista dos principais candidatos à conquista do Europeu.

A França surge na frente, com 23,1% das probabilidades de ganhar a competição, seguindo-se a Alemanha com 19,9%, a Espanha com 13,6%, a Inglaterra com 10,5% e, finalmente, Portugal com 8% de hipóteses.

O modelo de análise do Goldman Sachs tem por base o sistema de rating Elo que é usado habitualmente para os jogadores de xadrez. Mas, “embora a Alemanha tenha o mais alto rating Elo, a França é ligeiramente favorecida por causa da vantagem do factor casa“, salienta o banco.

O Excel do Goldman Sachs prevê que a final seja um França-Espanha e determina que Portugal deve ficar pelo caminho nos quartos-de-final, caindo aos pés de Inglaterra.

O banco também prevê vitórias de Portugal com a Hungria e a Islândia e um empate com a Áustria, na fase de grupos.

Antes do Mundial 2014, o Goldman Sachs fez previsões similares mas os resultados acabaram por não ser exactamente como as contas diziam.

O próprio banco assume que o seu modelo não conseguiu antecipar as eliminações de Espanha e Itália, na fase de grupos, nem a queda do Brasil nas meias-finais, com uma derrota surpreendente de 7-1 frente à Alemanha, que se veio a sagrar campeã mundial.

O Goldman Sachs tinha atribuído ao Brasil 48% de probabilidades de ganhar o Mundial.

O banco destaca, contudo, que conseguiu “identificar três dos quatro semi-finalistas antes do início” do Mundial 2014 e que o modelo actualizado ao longo do torneio, conseguiu prever “o vencedor de todos os jogos na fase a eliminar”, excepto o tal surpreendente desfecho do Brasil-Alemanha.

Logo se verá se as contas de Excel batem certo, ou não, desta vez.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …