Os arqueólogos encontraram um glifo estranho (e querem a sua ajuda para o decifrar)

Shropshire Council

A descoberta de um glifo estranho e misterioso em Nesscliffe Hill levou a que os arqueólogos se mostrassem dispostos a ouvir as opiniões do público sobre o seu significado.

Ao longo da História, os humanos desenvolveram um gosto especial por sarrabiscar nas paredes. Se às vezes os desenhos eram óbvios, há muitas imagens cujo significado continua a intrigar os cientistas.

Uma equipa de arqueólogos fez uma descoberta em Inglaterra que se enquadra no segundo grupo. Enquanto faziam escavações no sítio de Nesscliffe Hill no Verão passado, os investigadores encontraram uma figura estranha esculpida numa pedra de arenito vermelho.

O significado deste “Nessglifo”, como foi apelidado, é um mistério para os arqueólogos. A imagem é composta por um círculo oco e algumas linhas rectas e parece ter sido esculpida com um instrumento de metal.

Ninguém sabe quem fez o desenho e porquê. Tudo o que se sabe é que o sítio arqueológico de Nesscliffe Hill já foi uma fortaleza durante a Idade do Ferro e que foi mais tarde ocupado pelos romanos, escreve o IFLScience.

“A forma circular em copo e as linhas rectas são indicações de dois tipos diferentes de tecnologia, moagem e escultura”, explica Paul Reilly, investigador da Universidade de Southampton, num comunicado.

A exploração do sítio começou nos anos 50, tendo os cientistas voltado ao lugar em 2019. “Podemos especular que o Nessglifo é figurativo, com a marca do buraco a ser a cabeça. Tem dois chifres longos e dois chifres pequenos, uma linha central do corpo e dois braços, um para cima e outro para baixo, o de cima a mostrar uma possível mão a segurar um cachimbo ou uma arma”, sugere Reilly.

Sem certezas, a equipa decidiu lançar a questão ao público e está aberta a ouvir as interpretações de leigos. Desde então, os arqueólogos viram as suas caixas de correio inundadas com ideias diferentes. “As pessoas sugeriram que temos de rodar a pedra e que esta representa uma mulher grávida, outros que a personagem está a segurar uma arma, outros acreditam que é uma ferramenta”, acrescenta.

Caso ache que decifrou este mistério, pode enviar a sua sugestão sobre o significado do Nessglifo para os emails de Paul Reilly ([email protected]) ou Gary Lock ([email protected]).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.