Nasceu a Glasshouse, uma estufa inovadora que de uma jóia se transforma em coroa

Hufton + Crow

A estufa tem a aparência de uma jóia quando está fechada e transformar-se numa coroa quando é aberta. A criação tem a assinatura do escritório de arquitetura Heatherwick Studio e está localizada em Inglaterra.

O estúdio de arquitetura britânico Heatherwick Studio concluiu recentemente a Glasshouse, uma estufa com um design impressionante e inovador que se assemelha a uma jóia gigante quando está fechada e a uma coroa quando está aberta.

A estufa foi criada pela a National Trust, uma organização de caridade que se dedica à proteção e conservação do património em Inglaterra, no País de Gales e na Irlanda do Norte. A obra nasceu em Woolbeding Gardens, que integra uma propriedade histórica em West Sussex, na Inglaterra, relata o New Atlas.

O design foi inspirado nos terrários da era Vitoriana e é composto por 10 “sépalas” individuais feitas de aço, vidro e alumínio. A ideia é que fique fechada durante o tempo mais frio para proteger as plantas mas que possa ser aberta lentamente através de um sistema hidráulico escondido nos dias mais quentes. O processo de abertura demora cerca de quatro minutos.

Com esta abertura, a estufa transforma-se de uma jóia numa coroa gigante que expõe as plantas ao ar fresco mas regula na mesma a temperatura.

“Caminha-se por este jardim lindo e enfeitiçado para se descobrir um objeto que começa como uma jóia e acaba como uma coroa, à medida que a Glasshouse floresce lentamente”, revela Thomas Heatherwick, fundador do estúdio de arquitetura.

Hufton + Crow

No total, a estufa mete 141 metros quadrados. A estrutura está atualmente a ser usada para a criação de plantas raras e delicadas, assim como pequenas árvores e bananas e está rodeada de um enorme jardim.

Entre o desenvolvimento, a construção no terreno e todos os testes necessários, o projeto demorou seis anos para ser completado e é apenas o segundo projeto de pequena escala do Heatherwick Studio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.