Glaciar derrete na Noruega e põe a descoberto antigos objetos vikings

(dr)

O derretimento do glaciar Lendbreen, na Noruega, deixou a descoberto inúmeras relíquias da era viking, revelou uma nova investigação.

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriram vários objetos da era viking, incluindo os restos de um sapato, uma faca com um cabo de madeira e uma luva de couro.

Entre os objetos estava ainda uma roca utilizada para fiar fibras naturais, ferraduras, ossos, restos de trenós, uma bengala com uma inscrição e uma túnica de muito bem conservadas, detalharam os cientistas no novo artigo cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Antiquity.

Os objetos agora encontrados revelam as rotas utilizadas pelos vikings através das montanhas deste país escandinavo.

Depois de analisarem vários objetos recorrendo à datação por radiocarbono, os cientistas concluíram que estes caminhos terão sido utilizados pelos vikings entre 300 e 1500 d.C, com um “pico de atividade” em meados dos anos 1000, durante a era viking, quando os nórdicos expandiram a sua influência na Europa.

“A minha descoberta favorita de Lendbreen é um pedaço de madeira com pontas pontiagudas. Quando a encontramos, não conseguimos perceber qual era a sua utilidade”, disse um dos investigadores, Lars Pilo, em declarações ao portal IFLScience.

Os cientistas acabaram por descobrir que este objeto foi criado para impedir que um jovem animal fosse amamentado, ou seja, servia, consequentemente, para que os vikings pudessem utilizar o leite animal para consumo humano.

As evidências, rematam os cientistas, “fornecem novas informações sobre os fatores socioeconómicos que influenciavam as viagens em grandes altitudes e aumenta a nossa compreensão sobre o papel das passagens nas montanhas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isso quer dizer que os vikings estavam numa era de aquecimento global?
    Se os achados estavam por baixo do glaciar, significa que este não existia na altura.

    • E quem lhe disse que os objectos foram deixados pelo dono directamente no solo? O gelo não derrete? À medida que derrete, os objectos deixados sobre ele e perdidos com camadas de neve deviam ficar suspensos no ar? Não, acompanham a superfície do gelo até que acabam por ficar no solo.

  2. Não, os vikings escavaram o glaciar e colocaram lá os objetos.
    O aquecimento global é coisa só do séc. XX e XXI, por causa do diesel.

    • Um objecto caído sobre o gelo vai acompanhar a superfície do gelo até que este derrete completamente e – pasmem-se todos – fica apoiado no solo. Penso que não é preciso fazer um esquema?

RESPONDER

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …