Glaciar derrete na Noruega e põe a descoberto antigos objetos vikings

(dr)

O derretimento do glaciar Lendbreen, na Noruega, deixou a descoberto inúmeras relíquias da era viking, revelou uma nova investigação.

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriram vários objetos da era viking, incluindo os restos de um sapato, uma faca com um cabo de madeira e uma luva de couro.

Entre os objetos estava ainda uma roca utilizada para fiar fibras naturais, ferraduras, ossos, restos de trenós, uma bengala com uma inscrição e uma túnica de muito bem conservadas, detalharam os cientistas no novo artigo cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Antiquity.

Os objetos agora encontrados revelam as rotas utilizadas pelos vikings através das montanhas deste país escandinavo.

Depois de analisarem vários objetos recorrendo à datação por radiocarbono, os cientistas concluíram que estes caminhos terão sido utilizados pelos vikings entre 300 e 1500 d.C, com um “pico de atividade” em meados dos anos 1000, durante a era viking, quando os nórdicos expandiram a sua influência na Europa.

“A minha descoberta favorita de Lendbreen é um pedaço de madeira com pontas pontiagudas. Quando a encontramos, não conseguimos perceber qual era a sua utilidade”, disse um dos investigadores, Lars Pilo, em declarações ao portal IFLScience.

Os cientistas acabaram por descobrir que este objeto foi criado para impedir que um jovem animal fosse amamentado, ou seja, servia, consequentemente, para que os vikings pudessem utilizar o leite animal para consumo humano.

As evidências, rematam os cientistas, “fornecem novas informações sobre os fatores socioeconómicos que influenciavam as viagens em grandes altitudes e aumenta a nossa compreensão sobre o papel das passagens nas montanhas”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isso quer dizer que os vikings estavam numa era de aquecimento global?
    Se os achados estavam por baixo do glaciar, significa que este não existia na altura.

    • E quem lhe disse que os objectos foram deixados pelo dono directamente no solo? O gelo não derrete? À medida que derrete, os objectos deixados sobre ele e perdidos com camadas de neve deviam ficar suspensos no ar? Não, acompanham a superfície do gelo até que acabam por ficar no solo.

  2. Não, os vikings escavaram o glaciar e colocaram lá os objetos.
    O aquecimento global é coisa só do séc. XX e XXI, por causa do diesel.

    • Um objecto caído sobre o gelo vai acompanhar a superfície do gelo até que este derrete completamente e – pasmem-se todos – fica apoiado no solo. Penso que não é preciso fazer um esquema?

RESPONDER

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …