Glaciar derrete na Noruega e põe a descoberto antigos objetos vikings

(dr)

O derretimento do glaciar Lendbreen, na Noruega, deixou a descoberto inúmeras relíquias da era viking, revelou uma nova investigação.

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriram vários objetos da era viking, incluindo os restos de um sapato, uma faca com um cabo de madeira e uma luva de couro.

Entre os objetos estava ainda uma roca utilizada para fiar fibras naturais, ferraduras, ossos, restos de trenós, uma bengala com uma inscrição e uma túnica de muito bem conservadas, detalharam os cientistas no novo artigo cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Antiquity.

Os objetos agora encontrados revelam as rotas utilizadas pelos vikings através das montanhas deste país escandinavo.

Depois de analisarem vários objetos recorrendo à datação por radiocarbono, os cientistas concluíram que estes caminhos terão sido utilizados pelos vikings entre 300 e 1500 d.C, com um “pico de atividade” em meados dos anos 1000, durante a era viking, quando os nórdicos expandiram a sua influência na Europa.

“A minha descoberta favorita de Lendbreen é um pedaço de madeira com pontas pontiagudas. Quando a encontramos, não conseguimos perceber qual era a sua utilidade”, disse um dos investigadores, Lars Pilo, em declarações ao portal IFLScience.

Os cientistas acabaram por descobrir que este objeto foi criado para impedir que um jovem animal fosse amamentado, ou seja, servia, consequentemente, para que os vikings pudessem utilizar o leite animal para consumo humano.

As evidências, rematam os cientistas, “fornecem novas informações sobre os fatores socioeconómicos que influenciavam as viagens em grandes altitudes e aumenta a nossa compreensão sobre o papel das passagens nas montanhas”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isso quer dizer que os vikings estavam numa era de aquecimento global?
    Se os achados estavam por baixo do glaciar, significa que este não existia na altura.

    • E quem lhe disse que os objectos foram deixados pelo dono directamente no solo? O gelo não derrete? À medida que derrete, os objectos deixados sobre ele e perdidos com camadas de neve deviam ficar suspensos no ar? Não, acompanham a superfície do gelo até que acabam por ficar no solo.

  2. Não, os vikings escavaram o glaciar e colocaram lá os objetos.
    O aquecimento global é coisa só do séc. XX e XXI, por causa do diesel.

    • Um objecto caído sobre o gelo vai acompanhar a superfície do gelo até que este derrete completamente e – pasmem-se todos – fica apoiado no solo. Penso que não é preciso fazer um esquema?

RESPONDER

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …