Gil Vicente 0-2 Sporting | Bruno e Vietto ao cair do pano

José Coelho / Lusa

O Sporting eliminou o Gil Vicente da Taça da Liga, após uma vitória por 2-0, num encontro da segunda jornada do Grupo C sentenciado com dois golos próximos do apito final.

No Estádio Cidade de Barcelos, um livre de Bruno Fernandes abriu o ativo, aos 89 minutos, tendo Luciano Vietto ampliado, aos 90+4, numa altura em que os lisboetas já atuavam com menos um elemento, por expulsão de Marcos Acuña.

O triunfo deixou o Sporting no terceiro lugar da ‘poule’, com três pontos, a um da liderança partilhada por Rio Ave e Portimonense, antes das últimas decisões, em que os ‘leões’ precisam de vencer os algarvios e esperar que os vila-condenses não ganhem na receção ao Gil Vicente, único emblema sem hipóteses de seguir em frente.

Sem acusarem a ‘revolução’ nos ‘onzes’ face à vitória minhota sobre os lisboetas para a I Liga (3-1), as duas equipas mantiveram as bases do desafio de domingo e até começaram por revelar maior desenvoltura na invasão ao último terço na abertura da etapa inaugural.

Após algum estudo mútuo, o Gil Vicente espreitou o contra-ataque por três vezes em cima do quarto de hora, recorrendo à cabeça de Leonardo (12 minutos) e aos remates longínquos de Naijdi, aos 13, e Lourency, aos 14, insuficientes para importunar Renan.

Com maiores dificuldades para penetrar no bloco adversário, o Sporting respondeu numa investida em esforço de Miguel Luís, aos 13, oito minutos antes de Bolasie disparar de fora da área para estirada apertada de Denis.

O extremo congolês voltou a dispor de nova oportunidade na jogada seguinte, cabeceando torto em plena área minhota, mas o avanço do relógio acabou por proporcionar uma toada ‘morna’ e afastada das balizas.

Apostados em mudar o rumo dos acontecimentos, os ‘leões’ intensificaram os níveis de pressão no reatamento e Bruno Fernandes ‘cheirou’ o golo aos 50 minutos, errando o desvio nas imediações do segundo poste, após cruzamento de Wendel na esquerda.

Pelo mesmo flanco, Miguel Luís endossou a desmarcação de Luiz Phellype, que cabeceou aos 55 para nova defesa vistosa de Denis, responsável por manter a baliza anfitriã incólume em iniciativas posteriores de Bruno Fernandes (60 e 64 minutos) e Bolasie (62).

Os técnicos aproveitaram as substituições para refrescar os ataques, mas os últimos instantes trouxeram mais quezílias que futebol jogado, dignificado apenas aos 89 minutos, num livre colocado do inevitável Bruno Fernandes.

O Sporting viria a terminar o encontro em inferioridade numérica, já que Marcos Acuña foi expulso por acumulação de amarelos, aos 90+2, panorama que não impediu Luciano Vietto de ‘aniquilar’ as esperanças gilistas no quarto minuto de descontos, numa jogada individual assistida por Bruno Fernandes e finalizada com classe na cara de Denis.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …