Getty Images vai refazer arquivo para contrariar estereótipos femininos

A agência de fotos Getty Images lançou um projeto para renovar o seu arquivo de fotos genéricas de mulheres, trocando poses estereotipadas e sexualizadas por imagens que sejam mais representativas do seu papel social atual.

A iniciativa vai de encontro às imagens “típicas” – usadas por empresas jornalísticas ou agências publicitárias, por exemplo – de mulheres a posar com ferramentas, em poses sensuais sem contexto, com luvas de boxe ou sentadas atrás de mesas de secretária.

Pamela Grossman, diretora de tendências visuais da Getty Images, explica que a indústria fotográfica, historicamente dominada por homens, está a adaptar-se a formas contemporâneas de representar a mulher, tentando contrariar estereótipos.

A empresa juntou-se, assim, à LeanIn, uma organização sem fins lucrativos criada por Sheryl Sandberg (chefe de operações do Facebook), para reconstruir o seu arquivo de stock photos para responder de forma mais adequada às palavras-chave mais procuradas pelos seus clientes: mulher, família e negócios.

Desta associação nasceu a nova coleção Lean In da Getty, uma biblioteca de imagens “dedicada à representação poderosa de mulheres, raparigas e das pessoas que as apoiam”.

Jessica Bennett, editora da LeanIn.org, afirma que o objetivo é que as mulheres atuais se sintam verdadeiramente representadas nas fotos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …