Getty Images vai refazer arquivo para contrariar estereótipos femininos

A agência de fotos Getty Images lançou um projeto para renovar o seu arquivo de fotos genéricas de mulheres, trocando poses estereotipadas e sexualizadas por imagens que sejam mais representativas do seu papel social atual.

A iniciativa vai de encontro às imagens “típicas” – usadas por empresas jornalísticas ou agências publicitárias, por exemplo – de mulheres a posar com ferramentas, em poses sensuais sem contexto, com luvas de boxe ou sentadas atrás de mesas de secretária.

Pamela Grossman, diretora de tendências visuais da Getty Images, explica que a indústria fotográfica, historicamente dominada por homens, está a adaptar-se a formas contemporâneas de representar a mulher, tentando contrariar estereótipos.

A empresa juntou-se, assim, à LeanIn, uma organização sem fins lucrativos criada por Sheryl Sandberg (chefe de operações do Facebook), para reconstruir o seu arquivo de stock photos para responder de forma mais adequada às palavras-chave mais procuradas pelos seus clientes: mulher, família e negócios.

Desta associação nasceu a nova coleção Lean In da Getty, uma biblioteca de imagens “dedicada à representação poderosa de mulheres, raparigas e das pessoas que as apoiam”.

Jessica Bennett, editora da LeanIn.org, afirma que o objetivo é que as mulheres atuais se sintam verdadeiramente representadas nas fotos.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.