Adeus, iPhone e olá, Nokia 3310. A Geração Z está a redescobrir os “dumb phones”

1

Há um movimento crescente entre a Geração Z para acabar com os smartphones e voltar aos telemóveis “menos inteligentes”, como os telemóveis de tampa.

Os telemóveis de tampa eram populares nos meados dos anos 1990 e 2000, mas agora parecem estar a voltar entre os mais jovens.

Embora isso possa parecer uma tendência contra-intuitiva na nossa sociedade dependente de tecnologia, um fórum do Reddit dedicado a “dumb phones” está a ganhar popularidade. De acordo com um novo relatório da CNBC, as vendas de telemóveis de tampa estão a aumentar nos EUA.

O interesse da Geração Z em telemóveis de tampa é o mais recente de uma série de obsessões que os jovens estão a ter com a estética dos anos 1990 e 2000. A moda Y2K tem retornado constantemente nos últimos anos e o uso de tecnologia vintage, como câmeras descartáveis, está em ascensão.

Existem alguns motivos para isso, incluindo nostalgia e anseio por uma versão idealizada do passado, fazer uma “desintoxicação digital” e o aumento das preocupações com a privacidade.

O poder da nostalgia

A nostalgia é uma emoção complexa que envolve a reconexão com as emoções felizes de um passado idealizado, relembrando memórias positivas.

Ao longo dos anos, os profissionais de marketing perceberam que a nostalgia é uma maneira poderosa de evocar emoções positivas – tanto que o marketing da nostalgia se tornou uma estratégia de marketing reconhecida. Ele aproveita memórias e sentimentos positivos associados ao passado para criar uma conexão emocional com os consumidores.

Uma grande quantidade de pesquisas mostra que a nostalgia pode resultar em consumidores dispostos a pagar mais, aumentar os laços com a marca, aumentar a intenção de compra e aumentar o envolvimento com a marca digital.

A nostalgia pode ser um fator motivador por trás das pessoas que compram telemóveis de tampa porque evocam memórias de uma era anterior na comunicação móvel.

Mas o marketing de nostalgia não visa apenas a geração mais jovem – também é uma ferramenta poderosa para anunciar para aqueles que cresceram usando dispositivos móveis mais antigos. A Nokia é um exemplo de empresa que entende bem disso.

Um anúncio do YouTube para o 2720 V Flip da Nokia mostra como as marcas podem usar o marketing de nostalgia para atrair clientes e impulsionar as vendas de produtos.

Quando as gerações mais velhas falam sobre objetos do passado, geralmente referem-se à “era de ouro” ou “época de ouro”. A secção de comentários do vídeo da Nokia mostra esse tipo de pensamento.

Um comentário diz: “O meu primeiro telefone foi um Nokia 2760! Também era um telemóvel de tampa. Isto traz boas lembranças.” Outro diz: “Definitivamente, vou comprar isto apenas pelas boas e velhas lembranças. Quando a vida era fácil.”

Desintoxicação digital

Outra razão pela qual as pessoas podem estar a comprar telemóveis de tampa é fazer uma desintoxicação digital e reduzir o tempo de ecrã. Uma desintoxicação digital refere-se a um período de tempo em que uma pessoa se abstém de usar os seus dispositivos eletrónicos, como smartphones, para se concentrar em conexões sociais no mundo físico e reduzir o stress.

Em 2022, as pessoas nos EUA passaram mais de 4,5 horas diárias nos seus dispositivos móveis. No Canadá, os adultos relataram ter gasto cerca de 3,2 horas por dia em frente aos ecrãs em 2022. Crianças e jovens tiveram cerca de três horas de tempo de ecrã por dia em 2016 e 2017.

O uso excessivo de smartphones pode resultar em vários efeitos colaterais prejudiciais, como a interrupção do sono. A luz azul emitida pelos smartphones pode suprimir a produção de melatonina, dificultar o sono e causar problemas fisiológicos, incluindo tolerância reduzida à glicose, aumento da pressão arterial e aumento dos indicadores inflamatórios.

O aumento do nível de conectividade digital e a pressão para responder instantaneamente, especialmente num mundo pós-pandémico, onde muitas pessoas trabalham remotamente, podem levar ao aumento dos níveis de ansiedade e stress. Estar constantemente online também pode levar à redução da conectividade social e pode afetar negativamente os relacionamentos pessoais e as habilidades sociais.

O ruído digital constante e a natureza multitarefa de smartphones e aplicações como o TikTok podem levar à diminuição da atenção.

Uma condição conhecida como pescoço de texto também pode ocorrer quando uma pessoa passa longos períodos de tempo a olhar para um dispositivo eletrónico. O esforço repetitivo de manter a cabeça para a frente e para baixo pode causar desconforto e dor no pescoço.

À medida que as pessoas se tornam mais conscientes dos possíveis efeitos colaterais do tempo excessivo de ecrã e da conectividade digital constante, algumas estão a optar pela desintoxicação digital. Os telemóveis de tampa são uma maneira de as pessoas limitarem a sua exposição ao ruído digital e construírem um relacionamento mais saudável com a tecnologia.

Preocupações com a privacidade

Os smartphones têm uma longa lista de recursos avançados, como câmaras, GPS e toneladas de aplicações móveis – todos os quais podem armazenar e acessar uma lista significativa de dados pessoais.

Em alguns casos, os dados pessoais podem ser usados ​​para anúncios direcionados, mas, nos piores casos, essas informações podem vazar como parte de uma violação de dados. Cada vez mais pessoas estão preocupadas com a forma como os seus dados estão a recolher, partilhados e usados ​​por empresas e plataformas online.

É natural se preocupar com o possível uso indevido das nossas informações pessoais. É por isso que algumas pessoas estão a resolver o problema por conta própria e a procurar maneiras criativas de limitar a quantidade de dados recolhidos sobre elas.

Os telemóveis de tampa antiquados geralmente têm menos recursos que recolham e armazenam dados pessoais em comparação com os smartphones. Isso pode torná-los uma opção mais atraente para pessoas preocupadas com privacidade, violação de dados ou vigilância.

Mas essa tendência não significa que os smartphones estão a sair de moda. Ainda existem milhões de smartphones a ser vendidos por todo o mundo todos os anos. A tendência pode fazer com que os utilizadores optem por possuir um smartphone e um telemóveis de tampa, permitindo que os utilizadores se desintoxiquem digitalmente e reduzam o tempo de ecrã sem sacrificar os benefícios das redes sociais.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.