Genoma completo da mosca deu pistas para curar doenças

internetarchivebookimages / Flickr

-

Cientistas sequenciaram o genoma completo da mosca comum e afirmam que as descobertas podem ajudar a descobrir novos tratamentos para doenças que afligem os humanos.

Uma mosca pode ter cerca de cem doenças, incluindo problemas que levam à cegueira.

Ao comparar o DNA da mosca comum com o da mosca da fruta, cientistas da Universidade de Cornell, nos EUA, detalharam os genes que fazem com que estes insectos sejam imunes aos agentes patogénicos – os organismos causadores de doenças, como bactérias, vírus e fungo – a que estão expostos.

Os cientistas descobriram também a parte do código genético que ajuda a mosca a dissolver dejectos, como fezes.

“Informações a respeito destes genes podem ajudar-nos a processar os dejectos humanos e a melhorar o meio ambiente”, defendem Jeff Scott e os colegas, no estudo publicado no Genome Biology.

No meio do lixo

As moscas comuns são “perfeitas” para a transmissão de doenças. Elas têm contacto regular com carcaças, com lixo e com outros objectos sujos que contêm bactérias, vírus e parasitas.

cornell.edu

Jeffrey G. Scott, professor de Entomologia da Universidade de Cornell, EUA

Jeffrey G. Scott, professor de Entomologia da Universidade de Cornell, EUA

Gostam dos mesmos alimentos que nós e, como são muito eficientes a escapar das nossas tentativas de as matar, têm sempre oportunidades de pousar tanto na nossa comida como no nosso corpo.

Acredita-se também que elas carreguem tantos patogénios porque se alimentam de substâncias líquidas ou semi-líquidas – muitas vezes fezes.

Como estão constantemente a alimentar-se, elas precisam de eliminar seus próprios dejectos (e os patogénios que carregam) sempre que pousam por mais de alguns segundos.

Mas, ao contrário do que acontece com os humanos, este estilo de vida pouco higiénico não faz mal à saúde das moscas.

Scott e sua equipa quiseram descobrir porquê – e como utilizar essa capacidade em benefício da raça humana.

A equipa sequenciou os genomas de seis moscas fêmeas comuns e compararam-nos com o da mosca da fruta, a Drosophila melanogaster, para identificar que partes do DNA são exclusivos da mosca comum e poderiam ser estudados mais a fundo.

A equipa descobriu que a mosca comum tinha muito mais genes imunes do que a drosófila, e que esses genes eram também bastante mais diversificados – possivelmente para oferecer ao insecto protecção contra os diversos patogénios que transporta.

Proliferação de doenças

O professor David Conway, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, explica que “apesar de acharmos que as moscas são apenas um incómodo, elas podem transmitir diversas bactérias aos humanos e contribuir significativamente para a proliferação de doenças em comunidades pobres onde as condições sanitárias são limitadas”.

“É óptimo ver essa análise do sequenciamento genómico, em especial a sua comparação com o genoma da mosca da fruta, o mais estudado até agora”, acrescenta Conway.

“Muitas outras moscas transmitem importantes doenças humanas, e espero que este trabalho estimule mais análises genómicas e comparações entre eles”.

Por exemplo o genoma da mosca tsé-tsé, que transmite a doença do sono em África, foi publicado alguns meses atrás. Apesar de se alimentar de sangue, a tsé-tsé tem parentesco mais próximo com a mosca comum do que com mosquitos.

“Há assim muitos outros vectores de doenças negligenciadas que poderiam ser melhor compreendidos se tivéssemos mais comparações entre seus sequenciamentos genéticos”, conclui Conway.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …