Genes de super-bactérias resistentes a antibióticos já chegaram a um dos lugares mais puros da Terra

Os genes associados às super-bactérias multirresistentes a antibióticos, detetados pela primeira vez na Índia em 2010, foram encontrados a cerca de 13 mil quilómetros de distância no arquipélago de Svalbard, na Noruega – um dos últimos lugares “puros” do planeta Terra.

De acordo com um novo estudo científico, publicado esta segunda-feira na revista especializada Environmental International, a equipa de investigadores descobriu um total de 131 genes resistentes a antibióticos, especialmente o gene blaNDM-1, identificado em oito locais em toda a região de Kongsfjorden, em Svalbard.

Estes genes, segundo escreveram os cientistas, presentes nos intestinos de animais e humanos, espalharam-se provavelmente no solo do Ártico através da matéria fecal das aves migratórias, bem como através de visitantes humanos.

“Através do abuso dos antibióticos, a dispersão de fezes e a contaminação da água potável, acelerámos a velocidade a que as super-bactérias evoluem: face a uma nova droga desenvolvida, as bactérias podem adaptar-se rapidamente a ela”, explicou um dos autores do estudo, David Graham, citado em comunicado.

Os cientistas advertem que a disseminação global do blaNDM-1, tal como outros genes resistentes, configuram uma preocupação crescente, uma vez que estão associados a nove das principais classes de antibióticos, que incluiu, por exemplo, os aminoglicosídeos ou macrolídeos, utilizados para tratar várias infeções.

“A invasão de áreas como o Ártico reforça a velocidade e a extensão da disseminação da resistência aos antibióticos, confirmando que as soluções para a resistência a antibióticos devem ser vistas em termos globais e não locais”, considerou.

“O que os humanos fizeram através do uso excessivo de antibióticos em escalas globais é acelerar o ritmo da evolução, criando um novo mundo de cepas resistentes que nunca existiram antes”, sustentou o investigador.

Segundo a co-autora da investigação, Clare McCann, para “ganhar esta luta” é necessário “entender todos os caminhos que levam à resistência aos antibióticos”. O investigador acrescentou ainda que “a melhoria da gestão de resíduos e da qualidade da água em escala global é um passo fundamental”.

“Este estudo revela que, mesmo num dos ambientes mais intocados, há uma acumulação de resistência aos antibióticos do solo devido ao movimento microbiano global que foi acelerado pelos seres humanos e, que por sua vez terá um impacto sobre a saúde humana global”, concluiu Yong-Guan Zhu, outro dos investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …