Genes de super-bactérias resistentes a antibióticos já chegaram a um dos lugares mais puros da Terra

Os genes associados às super-bactérias multirresistentes a antibióticos, detetados pela primeira vez na Índia em 2010, foram encontrados a cerca de 13 mil quilómetros de distância no arquipélago de Svalbard, na Noruega – um dos últimos lugares “puros” do planeta Terra.

De acordo com um novo estudo científico, publicado esta segunda-feira na revista especializada Environmental International, a equipa de investigadores descobriu um total de 131 genes resistentes a antibióticos, especialmente o gene blaNDM-1, identificado em oito locais em toda a região de Kongsfjorden, em Svalbard.

Estes genes, segundo escreveram os cientistas, presentes nos intestinos de animais e humanos, espalharam-se provavelmente no solo do Ártico através da matéria fecal das aves migratórias, bem como através de visitantes humanos.

“Através do abuso dos antibióticos, a dispersão de fezes e a contaminação da água potável, acelerámos a velocidade a que as super-bactérias evoluem: face a uma nova droga desenvolvida, as bactérias podem adaptar-se rapidamente a ela”, explicou um dos autores do estudo, David Graham, citado em comunicado.

Os cientistas advertem que a disseminação global do blaNDM-1, tal como outros genes resistentes, configuram uma preocupação crescente, uma vez que estão associados a nove das principais classes de antibióticos, que incluiu, por exemplo, os aminoglicosídeos ou macrolídeos, utilizados para tratar várias infeções.

“A invasão de áreas como o Ártico reforça a velocidade e a extensão da disseminação da resistência aos antibióticos, confirmando que as soluções para a resistência a antibióticos devem ser vistas em termos globais e não locais”, considerou.

“O que os humanos fizeram através do uso excessivo de antibióticos em escalas globais é acelerar o ritmo da evolução, criando um novo mundo de cepas resistentes que nunca existiram antes”, sustentou o investigador.

Segundo a co-autora da investigação, Clare McCann, para “ganhar esta luta” é necessário “entender todos os caminhos que levam à resistência aos antibióticos”. O investigador acrescentou ainda que “a melhoria da gestão de resíduos e da qualidade da água em escala global é um passo fundamental”.

“Este estudo revela que, mesmo num dos ambientes mais intocados, há uma acumulação de resistência aos antibióticos do solo devido ao movimento microbiano global que foi acelerado pelos seres humanos e, que por sua vez terá um impacto sobre a saúde humana global”, concluiu Yong-Guan Zhu, outro dos investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …