Gémeas nascem com tons de pele diferentes nos EUA

As duas gémeas, agora com quase um ano de idade, roubam todas as atenções por qualquer sítio onde passam graças às suas diferenças físicas. Jarani tem pele negra e olhos castanhos e Kalani tem pele branca e olhos azuis.

Os pais, Whitney Meyer e Tomas Dean, chamam as filhas de “bebés milagre” e, na sua perspetiva, as duas são a prova viva de porque é que o racismo não devia existir.

Meyer é caucasiana e Dean é afrodescendente. No dia do nascimento das filhas, a 23 de abril de 2016, a norte-americana conta que os dois foram totalmente surpreendidos quando viram a diferença da cor de pele das bebés.

Enquanto Kalani herdou os genes da mãe – tom de pele claro e olhos azuis -, Jarani herdou os genes de pele e olhos escuros do pai. “Nesta família, não vemos cor. Amor é amor”, disse numa entrevista à revista People.

“Quando vi a Kalani pela primeira vez achei que tinha albinismo. Perguntei aos médicos e eles disseram-me logo que não. Achei que a cor ia acabar por chegar mais tarde, algo que não aconteceu”, lembra. “É muito raro”.

1 em 500 gémeos de casais de raças diferentes

Em declarações à BBC, o especialista em genética Jim Wilson confirma isso mesmo. O médico dá como exemplo o Reino Unido, onde casais de raças diferentes que esperam gémeos têm uma hipótese em 500 de ter bebés com diferentes tons de pele.

No entanto, Nancy Segal, diretora do Centro de Estudos de Gémeos da Universidade do Estado da Califórnia, acredita que, com o passar dos anos, este fenómeno vai começar a ser mais natural. “Acho que isto vai começar a acontecer com mais frequência porque se veem cada vez mais relacionamentos de pessoas de raças diferentes”.

Segal explica que a cor da pele é determinada por muitos genes diferentes. “Uma criança pode herdar alguns genes do pai e da mãe, enquanto que a outra herda o conjunto de genes de apenas um. Isso explica a diferença nos tons de pele. Gémeos podem ser completamente diferentes um do outro”, afirma.

As duas já têm um irmão mais velho, Talan, de 7 anos, fruto de outro relacionamento de Meyer. “Ele é o melhor irmão mais velho. Não vê nenhuma diferença e é totalmente indiferente à questão da cor”, conta.

As pessoas deste país podiam aprender muita coisa com o meu filho. Ele é tão inocente, não sabe nada sobre tensões raciais, porque para ele isso não importa, como não deveria importar para ninguém”, defende.

Pouco antes do nascimento das gémeas, em julho de 2014, a família perdeu o filho do meio, Pravyn, de dois anos, vítima de afogamento. Meyer diz que as duas trouxeram muita alegria à família e agradece todo o apoio que tem recebido nas redes sociais.

“Aquece-me o coração ver a resposta que tenho tido em relação às minhas filhas. Devolve a minha fé na humanidade num momento em que este país precisa realmente disso”.

PARTILHAR

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …