Gavi superou recorde espanhol mas não superou o português José Gralha

FC Barcelona

Gavi em jogo da selecção de Espanha

Jovem do Barcelona jogou pela selecção espanhola com 17 anos e dois meses. Mas dois portugueses estrearam-se mais cedo pela selecção nacional (há muito tempo).

A meia-final da Liga das Nações entre Itália e Espanha ficou marcada por vários registos históricos. Desde logo, a Itália perdeu. Mas, entre os jogadores, um destacou-se por causa da sua idade: Gavi.

Pablo Martín Páez Gavira foi titular e tornou-se o futebolista mais jovem de sempre a jogar pela selecção de Espanha. 17 anos e 61 dias. Ficou para trás um recorde estabelecido em 1936 por Ángel Zubieta, que tinha 17 anos e 283 dias.

O pódio espanhol fica completo com outro jovem nascido no século XX: Ansu Fati, que no ano passado tinha 17 anos e 307 dias quando defrontou a Alemanha. Logo a seguir aparece Bojan Krkić e, mais abaixo, Pedri e Cesc Fàbregas.

Recordistas portugueses

Mas, recorrendo ao portal 11v11, verificamos que Portugal tem dois recordistas ainda mais novos. Já aconteceu há 100 anos (Dezembro de 1921): José Gralha tinha 16 anos e 279 dias quando jogou contra a Espanha. Pouco depois, em 1926, José dos Santos estreou-se pela selecção portuguesa diante da Checoslováquia com 16 anos e 347 dias.

O terceiro mais jovem de sempre é bem mais conhecido: Paulo Futre, com 17 anos e 204 dias, frente à Finlândia em 1983.

No top-10 dos internacionais portugueses mais jovens de sempre encontramos ainda Artur Augusto, Delfim, Chalana, Liberto dos Santos, Espírito Santo, António Simões e Fernando Gomes.

Ou seja, nenhum jogador da selecção actual ou mesmo dos últimos anos está entre os 10 estreantes mais jovens. Só entre os 12.º e 14.º lugares encontramos Cristiano Ronaldo, Renato Sanches e Rúben Neves.

Outros países

Julien Verbrugghe e Maurice Gastiger foram os franceses mais jovens de sempre na selecção, feitos registados há mais de 100 anos. O terceiro classificado é Eduardo Camavinga. Num top-10 francês repleto de nomes de um passado longínquo, a outra excepção é Kylian Mbappé.

Em Itália, o recordista também é de outra geração: Renzo De Vecchi, em 1910. Mas o segundo classificado é Gianluigi Donnarumma. Davide Santon e Moise Kean também estão nos 10 primeiros.

Willy Baumgartner foi o mais jovem de sempre na selecção da Alemanha. Jamal Musiala, Florian Wirtz e Mario Götze são os futebolistas da geração actual entre os mais novos.

O cenário inglês é diferente. Os três futebolistas mais jovens de sempre estrearam-se já no século XXI: Theo Walcott, Wayne Rooney e Jude Bellingham. Raheem Sterling, Michael Owen, Callum Hudson-Odoi e Micah Richards compõem um top-10 claramente dominado por nomes recentes do futebol inglês.

Deixando a Europa e espreitando as duas selecções principais da América do Sul, recordamos Dudu Caerense (Brasil) e Diego Maradona (Argentina) – Maradona tinha somente 16 anos e 120 dias quando se estreou, em 1977.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.