Liga das Nações: Espanha na final, Itália perde 37 jogos depois

Luis Enrique, selecionador de Espanha

Espanhóis mais perto de serem os sucessores de Portugal. Gavi bateu um recorde com 85 anos.

A Espanha vai estar na final da Liga das Nações. A selecção espanhola conseguiu algo inédito nos últimos anos: vencer a Itália. 2-1 na meia-final do torneio, em encontro realizado nesta quarta-feira.

Este jogo foi a primeira meia-final da Liga das Nações e, curiosamente, foi uma reedição da primeira meia-final do Europeu 2020. Na altura foi a Itália que venceu, após grandes penalidades.

Aliás, a Itália já não perdia há 37 jogos. Portugal tinha sido a última equipa a levar a melhor sobre os italianos, em 2018. Agora a Espanha conseguiu repetir esse feito e vai tentar ser a sucessora de… Portugal, na lista dos vencedores da recente Liga das Nações.

Mesmo jogando em casa, os italianos viram a Espanha começar melhor na partida, viram Oyarzabal a criar perigo e viram Ferrán Torres a marcar. Aos 16 minutos a Espanha já ganhava em Milão, após uma assistência precisamente de Oyarzabal.

Dois minutos depois, bola no poste (iria ser um autêntico “frango” de Donnarumma). Bernardeschi e Insigne tentaram empatar mas a tarefa italiana ficou mais complicada a três minutos do intervalo, quando Bonucci foi expulso.

Ainda na primeira parte, já no período de compensação, o mesmo duo criou o segundo golo: Oyarzabal assistiu, Ferrán Torres marcou.

Apesar de estar em campo com menos um jogador, a Itália conseguiu reduzir, já perto do final da partida, através do golo de Pellegrini.

Mesmo assim, ficou confirmada uma derrota histórica. A triplicar: primeiro desaire da Itália em 38 jogos, primeira derrota caseira da Itália no século XXI (em jogos oficiais) e primeira derrota caseira da Itália (em 90 minutos) em grandes torneios na qual é anfitriã – nos dois Mundiais e nos dois Europeus realizados em Itália, os italianos nunca perderam durante 90 minutos de jogo.

Outro recorde marcou esta partida, mas do lado espanhol: Pablo Gavira, conhecido como Gavi, foi titular e assim estreou-se na selecção principal de Espanha com 17 anos e 62 dias de idade. É o mais jovem de sempre a jogar pela equipa principal espanhola, superando um recorde que já vinha de 1936, por Ángel Zubieta, que na altura tinha 17 anos e 284 dias.

França e Bélgica vão disputar nesta quinta-feira a segunda meia-final da segunda edição da Liga das Nações.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.