Gatos contratados para o Parlamento: vão ser seguranças

3

// FelixMittermeier / Pixabay; Voice of America

O Paquistão tem um problema no Parlamento — e desta vez não são os políticos.

Atentos e bem treinados, um conjunto de gatos vai reforçar a equipa de segurança do Parlamento paquistanês, depois de o crescente número de ratos ter provocado estragos em ficheiros de vários gabinetes no edifício legislativo.

O problema veio à tona quando uma comissão oficial pediu para ver os registos das reuniões de 2008: quando os documentos foram recolhidos, verificou-se que tinham sido mordiscados por roedores.

Os ratos já terão chegado ao Senado e à Assembleia Nacional, onde têm andado a mordiscar ficheiros importantes. Terá sido após a selagem dos telhados do Parlamento, que provocou danos em ambos os locais, que se agravou o problema das ratazanas.

A maioria dos ratos estará no primeiro andar do edifício, onde fica o gabinete do líder da oposição no Senado, e onde se passam a maioria das reuniões dos partidos políticos e das comissões permanentes. É também — e talvez não seja coincidência — a localização do refeitório.

Assim, a Autoridade para o Desenvolvimento da Capital (CDA) do Paquistão decidiu “contratar” gatos de caça — conhecidos comedores de roedores — para apanhar os ratos.

O governo do país vai investir 1,2 milhões de rupias (cerca de 3.800 euros) na nova medida, avança a Geo News, que cita fontes locais.

Serão também instaladas no Parlamento armadilhas de malha especial por uma equipa privada, talvez porque os gatos não são assim tão confiáveis.

“Os ratos neste piso são tão grandes que até os gatos têm medo deles”, admitiu o porta-voz da Assembleia Nacional, Zafar Sultan, à BBC.

“Quando não há pessoas à noite, os ratos correm como se fosse uma maratona”, diz um funcionário da Assembleia Nacional: “Os funcionários já estão habituados a isto, mas se alguém vem cá pela primeira vez, fica assustado.”

A invasão de um parlamento por ratos não é coisa inédita.

Em 2017, o Parlamento do Reino Unido teve que aumentar o orçamento para combater os ratos que se passeavam pelo Palácio de Westminster, depois de ter decidido que os deputados não podiam levar os seus gatos para tratar do problema.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. “estragos em ficheiros” os ficheiros que provavam a corrupção e desvios de fundos públicos se perderam para sempre…. Ratos….

  2. Medida urgente para a assembleia da República em Portugal. Com tanto ladrão a dormir os ratos vão fugir dessas ratazanas do Povo… Portugal tem de tudo do pior que há…….. Políticos é maldição Egípcia….. Orestes uma vítima dos recibos verdes e do IRS….. 8000€*por ano para sustentar vagabundos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.