Gaspar, o leopardo persa português, foi ao Irão para salvar a espécie

1

tambako / Flickr

O leopardo persa português vai acasalar com uma fêmea iraniana

Um leopardo persa macho que Portugal enviou para o Irão para acasalamento chegou esta quarta-feira ao zoo de Teerão, no âmbito de um programa de reprodução da espécie, pelo qual Portugal é o responsável europeu.

Em declarações à Lusa, José Dias Ferreira, coordenador do Programa de Reprodução dos Leopardos Persas na Europa e curador de mamíferos do Jardim Zoológico de Lisboa adiantou que o leopardo Gaspar, de oito anos de idade, nascido em Lisboa, chegou ao Jardim Zoológico de Teerão para acasalar com uma fêmea de seis anos.

“Se tudo correr bem, haverá uma ninhada e a ideia será recebermos alguns animais para depois transferirmos para a Europa”, explicou José Dias Ferreira.

O Jardim Zoológico de Lisboa é, desde 2013, o responsável pela coordenação do programa de reprodução do leopardo persa na Europa, a convite da Associação Europeia de Zoos e Aquários, tendo como missão analisar toda a população existente nos jardins zoológicos e fazer recomendações sobre a transferência de animais entre zoos para reprodução.

“Coordenar tudo o que sejam movimentações de leopardos da Pérsia entre os zoos que participam no programa, que são cerca de 50 jardins zoológicos“, apontou o responsável.

Segundo José Dias Ferreira, um dos objetivos do programa de reprodução do leopardo da Pérsia é o de melhorar geneticamente a população e uma das formas de o conseguir fazer passa por arranjar animais não representados no programa.

“E é aí que entra Teerão, que tem neste momento um macho e uma fêmea que têm genes não representados na Europa“, explicou.

O leopardo persa português foi recomendado para acasalar com a fêmea iraniana, já que o macho de Teerão está em idade avançada, para que futuras ninhadas sejam depois distribuídas pelos zoos europeus que participam neste programa de reprodução.

José Dias Ferreira contou que “os iranianos estão radiantes com esta transferência“, já que não têm conseguido ter reprodução desta espécie em cativeiro, apesar de o Irão ser atualmente o único país no mundo onde existem leopardos da Pérsia em habitat natural.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.