GAP pede desculpa à China por ter vendido t-shirts com mapa errado do país

Esta segunda-feira, a GAP pediu desculpa por ter vendido t-shirts com um mapa incorreto da China, depois um utilizador da rede social chinesa Weibo se queixar que faltavam territórios chineses no desenho.

A marca norte-americana GAP pediu desculpa ao Governo chinês, esta segunda-feira, por ter colocado à venda uma t-shirt com o mapa da China sem os territórios que o país reivindicou como seus.

“A Gap Inc. respeita a soberania e a integridade territorial da China. Soubemos que as t-shirts da marca GAP vendida em alguns mercados estrangeiros não refletiam o mapa correto da China. Pedimos sinceras desculpas por este erro não intencional”, lê-se num comunicado da empresa.

A marca informou ainda que irá implementar “revisões mais rigorosas” para evitar que situações destas voltem a acontecer e que todas as t-shirts postas à venda na China foram retiradas do mercado e posteriormente destruído.

De acordo com o The Guardian, citado pelo Observador, a polémica surgiu depois de uma fotografia da t-shirt ter sido publicada na Weibo. A camisola estava à venda numa loja no Canadá e tinha estampado o mapa da China… mas sem Taiwan nem Tibete, territórios que Pequim considera como chineses.

Mas esta não é a primeira vez que empresas americanas pedem desculpa por situações semelhantes. Em janeiro,  por exemplo, a cadeia de hotéis Marriot International colocou no seu motor de busca o Tibete e Taiwan como países separados.

Também a Merceds-Benz pediu desculpa à China, recentemente, por citar Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, que Pequim acusa de ser um “separatista”, numa fotografia colocada na conta oficial da marca no Instagram e que depois foi apagada, conta o Eco.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …

PCP anuncia voto contra a despenalização da eutanásia

O PCP vai votar contra os projetos de lei para a despenalização da eutanásia, anunciou, esta quinta-feira, o líder parlamentar dos comunistas. "A ideia de que a dignidade da vida se assegura com a consagração legal …