GAP pede desculpa à China por ter vendido t-shirts com mapa errado do país

Esta segunda-feira, a GAP pediu desculpa por ter vendido t-shirts com um mapa incorreto da China, depois um utilizador da rede social chinesa Weibo se queixar que faltavam territórios chineses no desenho.

A marca norte-americana GAP pediu desculpa ao Governo chinês, esta segunda-feira, por ter colocado à venda uma t-shirt com o mapa da China sem os territórios que o país reivindicou como seus.

“A Gap Inc. respeita a soberania e a integridade territorial da China. Soubemos que as t-shirts da marca GAP vendida em alguns mercados estrangeiros não refletiam o mapa correto da China. Pedimos sinceras desculpas por este erro não intencional”, lê-se num comunicado da empresa.

A marca informou ainda que irá implementar “revisões mais rigorosas” para evitar que situações destas voltem a acontecer e que todas as t-shirts postas à venda na China foram retiradas do mercado e posteriormente destruído.

De acordo com o The Guardian, citado pelo Observador, a polémica surgiu depois de uma fotografia da t-shirt ter sido publicada na Weibo. A camisola estava à venda numa loja no Canadá e tinha estampado o mapa da China… mas sem Taiwan nem Tibete, territórios que Pequim considera como chineses.

Mas esta não é a primeira vez que empresas americanas pedem desculpa por situações semelhantes. Em janeiro,  por exemplo, a cadeia de hotéis Marriot International colocou no seu motor de busca o Tibete e Taiwan como países separados.

Também a Merceds-Benz pediu desculpa à China, recentemente, por citar Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, que Pequim acusa de ser um “separatista”, numa fotografia colocada na conta oficial da marca no Instagram e que depois foi apagada, conta o Eco.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento aprova novo diploma para exercício do direito de preferência pelos arrendatários

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, o novo diploma que assegura o direito de preferência dos arrendatários na transmissão de habitações, introduzindo as propostas do PS e do PSD relativamente ao requisito de "local arrendado há …

O maior sino do mundo está pronto (mas só chega ao destino em 2019)

O maior sino do mundo está pronto para ser enviado para o Brasil. A peça, que pesa 55 toneladas, foi apresentada nesta quinta-feira pelo seu fabricante na cidade de Cracóvia, na Polónia. Batizado de Vox Patris, …

A patologista mais influente do mundo é portuguesa

A professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e diretora do serviço de Anatomia Patologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ), Fátima Carneiro foi eleita a patologista mais influente do mundo. A distinção …

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …