/

GAP pede desculpa à China por ter vendido t-shirts com mapa errado do país

2

Esta segunda-feira, a GAP pediu desculpa por ter vendido t-shirts com um mapa incorreto da China, depois um utilizador da rede social chinesa Weibo se queixar que faltavam territórios chineses no desenho.

A marca norte-americana GAP pediu desculpa ao Governo chinês, esta segunda-feira, por ter colocado à venda uma t-shirt com o mapa da China sem os territórios que o país reivindicou como seus.

“A Gap Inc. respeita a soberania e a integridade territorial da China. Soubemos que as t-shirts da marca GAP vendida em alguns mercados estrangeiros não refletiam o mapa correto da China. Pedimos sinceras desculpas por este erro não intencional”, lê-se num comunicado da empresa.

A marca informou ainda que irá implementar “revisões mais rigorosas” para evitar que situações destas voltem a acontecer e que todas as t-shirts postas à venda na China foram retiradas do mercado e posteriormente destruído.

De acordo com o The Guardian, citado pelo Observador, a polémica surgiu depois de uma fotografia da t-shirt ter sido publicada na Weibo. A camisola estava à venda numa loja no Canadá e tinha estampado o mapa da China… mas sem Taiwan nem Tibete, territórios que Pequim considera como chineses.

Mas esta não é a primeira vez que empresas americanas pedem desculpa por situações semelhantes. Em janeiro,  por exemplo, a cadeia de hotéis Marriot International colocou no seu motor de busca o Tibete e Taiwan como países separados.

Também a Merceds-Benz pediu desculpa à China, recentemente, por citar Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, que Pequim acusa de ser um “separatista”, numa fotografia colocada na conta oficial da marca no Instagram e que depois foi apagada, conta o Eco.

ZAP //

2 Comments

  1. Quando os Portugueses compraram bandeiras “portuguesas” nas lojas dos chineses, por acaso alguém pediu DESCULPA ao País pela má copia da nossa bandeira!!?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.