GAP pede desculpa à China por ter vendido t-shirts com mapa errado do país

Esta segunda-feira, a GAP pediu desculpa por ter vendido t-shirts com um mapa incorreto da China, depois um utilizador da rede social chinesa Weibo se queixar que faltavam territórios chineses no desenho.

A marca norte-americana GAP pediu desculpa ao Governo chinês, esta segunda-feira, por ter colocado à venda uma t-shirt com o mapa da China sem os territórios que o país reivindicou como seus.

“A Gap Inc. respeita a soberania e a integridade territorial da China. Soubemos que as t-shirts da marca GAP vendida em alguns mercados estrangeiros não refletiam o mapa correto da China. Pedimos sinceras desculpas por este erro não intencional”, lê-se num comunicado da empresa.

A marca informou ainda que irá implementar “revisões mais rigorosas” para evitar que situações destas voltem a acontecer e que todas as t-shirts postas à venda na China foram retiradas do mercado e posteriormente destruído.

De acordo com o The Guardian, citado pelo Observador, a polémica surgiu depois de uma fotografia da t-shirt ter sido publicada na Weibo. A camisola estava à venda numa loja no Canadá e tinha estampado o mapa da China… mas sem Taiwan nem Tibete, territórios que Pequim considera como chineses.

Mas esta não é a primeira vez que empresas americanas pedem desculpa por situações semelhantes. Em janeiro,  por exemplo, a cadeia de hotéis Marriot International colocou no seu motor de busca o Tibete e Taiwan como países separados.

Também a Merceds-Benz pediu desculpa à China, recentemente, por citar Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, que Pequim acusa de ser um “separatista”, numa fotografia colocada na conta oficial da marca no Instagram e que depois foi apagada, conta o Eco.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando os Portugueses compraram bandeiras “portuguesas” nas lojas dos chineses, por acaso alguém pediu DESCULPA ao País pela má copia da nossa bandeira!!?

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …