GAP pede desculpa à China por ter vendido t-shirts com mapa errado do país

Esta segunda-feira, a GAP pediu desculpa por ter vendido t-shirts com um mapa incorreto da China, depois um utilizador da rede social chinesa Weibo se queixar que faltavam territórios chineses no desenho.

A marca norte-americana GAP pediu desculpa ao Governo chinês, esta segunda-feira, por ter colocado à venda uma t-shirt com o mapa da China sem os territórios que o país reivindicou como seus.

“A Gap Inc. respeita a soberania e a integridade territorial da China. Soubemos que as t-shirts da marca GAP vendida em alguns mercados estrangeiros não refletiam o mapa correto da China. Pedimos sinceras desculpas por este erro não intencional”, lê-se num comunicado da empresa.

A marca informou ainda que irá implementar “revisões mais rigorosas” para evitar que situações destas voltem a acontecer e que todas as t-shirts postas à venda na China foram retiradas do mercado e posteriormente destruído.

De acordo com o The Guardian, citado pelo Observador, a polémica surgiu depois de uma fotografia da t-shirt ter sido publicada na Weibo. A camisola estava à venda numa loja no Canadá e tinha estampado o mapa da China… mas sem Taiwan nem Tibete, territórios que Pequim considera como chineses.

Mas esta não é a primeira vez que empresas americanas pedem desculpa por situações semelhantes. Em janeiro,  por exemplo, a cadeia de hotéis Marriot International colocou no seu motor de busca o Tibete e Taiwan como países separados.

Também a Merceds-Benz pediu desculpa à China, recentemente, por citar Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, que Pequim acusa de ser um “separatista”, numa fotografia colocada na conta oficial da marca no Instagram e que depois foi apagada, conta o Eco.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando os Portugueses compraram bandeiras “portuguesas” nas lojas dos chineses, por acaso alguém pediu DESCULPA ao País pela má copia da nossa bandeira!!?

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …