“Ganhava mais como médico do que como presidente do Sporting”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

O Relatório e Contas da SAD do Sporting foi aprovado, esta quarta-feira, numa Assembleia Geral em que esteve presente o presidente dos leões, que ripostou algumas críticas.

O Relatório e Contas da SAD do Sporting foi aprovado na Assembleia Geral dos acionistas leoninos, anunciou, esta quinta-feira, a sociedade desportiva em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O documento referente ao período entre 1 de julho de 2020 e 30 de junho de 2021, que apresentava um resultado líquido negativo de 32,96 milhões de euros, foi aprovado por maioria, com 627.716 votos a favor, 273 contra e 22 abstenções.

A reunião magna da SAD verde e branca aprovou ainda, com 627.805 votos a favor e 206 contra, a autorização para a administração avançar com “uma ou mais emissões obrigacionistas, até ao montante máximo de 50 mil euros”, até 30 de setembro de 2022.

Outros dois pontos da ordem de trabalhos também foram aprovados por larga maioria, casos da proposta de aplicação dos resultados e do voto de confiança à administração da sociedade, tendo as propostas referentes à remuneração dos titulares dos órgãos sociais sido aprovadas, mas com maior oposição.

Em causa estavam os aumentos dos vencimentos do presidente da SAD do Sporting, Frederico Varandas, de 147 para 182 mil euros por ano, e dos outros elementos do conselho de administração, de 98 para 131 mil euros anuais, assim como os prémios de desempenho em 2020/21, ano em que a equipa de futebol se sagrou campeã nacional.

A proposta de remuneração variável relativa ao exercício 2020/21 foi aprovada, com 427.696 votos a favor, 200.314 contra e uma abstenção, tal como o relatório sobre as remunerações do mesmo período (427.711 votos favoráveis, 200.295 contra e cinco abstenções) e a política de remunerações para 2021/22 (427.717 a favor, 200.292 contra e uma abstenção).

Varandas esteve frente a frente com os acionistas da SAD do Sporting, no auditório Artur Agostinho, esta quarta-feira, tendo respondido a várias dúvidas e críticas. Sobre o seu vencimento e confrontado com a quantidade de subscrições do empréstimo obrigacionista que adquiriu, o presidente dos leões ripostou, dizendo que “ganhava mais como médico do que como presidente do Sporting”.

“Não tenho de dar justificações do que comprei. Não sou rico, o dinheiro que tenho vem do meu trabalho. Quando optei ser presidente do Sporting tinha acabado de comprar uma casa. Ganhava mais como médico do que como presidente do Sporting. Cumpro as minhas responsabilidades, pago o empréstimo ao banco e tenho o dinheiro que tenho. Se sou rico? Não. Se ganho menos do que ganhava? Ganho“, afirmou, citado pelo jornal A Bola.

“Tenho uma Gamebox desde o início do estádio e, ao contrário de elementos da anterior direção, sempre a paguei. Paguei, continuo a pagar e não vou lá sentar-me há dez anos. Pago as minhas quotas e dou o dinheiro que posso porque tenho uma família e tenho obrigações”, disse ainda.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.