/

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

1

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha.

Os criminosos são acusados de importar açafrão iraniano mais barato e misturá-lo com açafrão espanhol para distribuição na Europa. As detenções surgem após uma investigação em 2013 ter revelado que a maior parte do açafrão espanhol era falso.

Nesse ano, embora o país tenha produzido apenas 1.300 quilogramas, exportou mais de 10 mil kg, escreve a Vice.

“O açafrão estava principalmente misturado com restos de flores que não deveriam ter sido vendidos como açafrão para aumentar o volume de vendas”, disseram as autoridades espanholas num comunicado conjunto citado pelo The Guardian. “Corantes que não podem ser usados em alimentos na União Europeia ou nos EUA também foram usados para tingir o produto final”.

O açafrão é considerado a especiaria mais cara do mundo, custando cerca de 7 mil euros por quilograma. Como tal, várias organizações criminosas tiram proveito do seu preço para falsificar a especiaria e fazer uma fortuna.

“O açafrão é uma besteira total, é como comprar drogas, devemos ter um traficante de especiarias em quem confiemos”, disse o chef de um restaurante persa em Paris, em declarações à Vice. Ele chama a isto de “máfias do açafrão”.

A especiaria é tão rara e tão cara que até chefs profissionais precisam de ter cuidado, disse o chef parisiense, que recusou revelar a sua identidade.

“Eu consigo notar a diferença porque sou um iraniano que tem cozinhado com açafrão toda a minha vida, mas garantir que você não acaba com uma porcaria de açafrão é tão demorado quanto verificar todos os outros produtos, carnes e peixes…” explicou.

As autoridades espanholas apreenderam dezenas de milhares de euros, vários veículos, 35 propriedades, misturadoras industriais e uma tonelada de açafrão no valor de cerca de 10 milhões de euros.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.