Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha.

Os criminosos são acusados de importar açafrão iraniano mais barato e misturá-lo com açafrão espanhol para distribuição na Europa. As detenções surgem após uma investigação em 2013 ter revelado que a maior parte do açafrão espanhol era falso.

Nesse ano, embora o país tenha produzido apenas 1.300 quilogramas, exportou mais de 10 mil kg, escreve a Vice.

“O açafrão estava principalmente misturado com restos de flores que não deveriam ter sido vendidos como açafrão para aumentar o volume de vendas”, disseram as autoridades espanholas num comunicado conjunto citado pelo The Guardian. “Corantes que não podem ser usados em alimentos na União Europeia ou nos EUA também foram usados para tingir o produto final”.

O açafrão é considerado a especiaria mais cara do mundo, custando cerca de 7 mil euros por quilograma. Como tal, várias organizações criminosas tiram proveito do seu preço para falsificar a especiaria e fazer uma fortuna.

“O açafrão é uma besteira total, é como comprar drogas, devemos ter um traficante de especiarias em quem confiemos”, disse o chef de um restaurante persa em Paris, em declarações à Vice. Ele chama a isto de “máfias do açafrão”.

A especiaria é tão rara e tão cara que até chefs profissionais precisam de ter cuidado, disse o chef parisiense, que recusou revelar a sua identidade.

“Eu consigo notar a diferença porque sou um iraniano que tem cozinhado com açafrão toda a minha vida, mas garantir que você não acaba com uma porcaria de açafrão é tão demorado quanto verificar todos os outros produtos, carnes e peixes…” explicou.

As autoridades espanholas apreenderam dezenas de milhares de euros, vários veículos, 35 propriedades, misturadoras industriais e uma tonelada de açafrão no valor de cerca de 10 milhões de euros.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …