Um Gana com ganas. “Pode surpreender tal como a Arábia Saudita fez com a Argentina”

Martin Divisek / EPA

O poder do Gana está a ser salientado por várias figuras do futebol, que garantem que a seleção africana pode mesmo surpreender Portugal.

Portugal estreia-se no Campeonato do Mundo do Qatar, esta quinta-feira, frente ao Gana. Está longe de ser uma vitória garantida para a ‘Seleção das Quinas’, que terá um complicado adversário pela frente. Os elogios à equipa conhecida como ‘Black Stars’ chegam de várias frentes.

Aziz Yakubu e Emmanuel Boateng, jogadores ganeses do Rio Ave, garantem que o seu país tem argumentos para “surpreender” Portugal.

“Não vai ser um jogo fácil para nenhuma das equipas. Portugal tem uma excelente equipa, mas o Gana pode surpreender, tal como a Arábia Saudita fez frente a Argentina. É um Mundial, todos querem dar 100%, e a parte mental conta muito”, disse Aziz Yakubu à agência Lusa.

“Embora Portugal tenha o Cristiano Ronaldo, que para mim é o melhor jogador do mundo, no futebol só podemos falar depois dos 90 minutos. O que posso dizer é que o Gana vai dar que falar. Temos uma seleção aguerrida, com muito poder físico, e que, estando num Mundial, se entrega ainda mais”, disse também Boateng.

Mariano Barreto, treinador português que já orientou a seleção ganesa, salienta que a equipa tem “alguns grandes desequilibradores, porque são muito habilidosos com a bola”

“O Gana praticará um futebol muito objetivo, com a finalidade de tentar jogar muito próximo da baliza portuguesa. É contra isto que certamente a nossa Seleção vai ter de se preocupar”, disse o técnico à Lusa.

“Há um lote de jogadores com grande experiência no futebol europeu, sendo que alguns atuam em clubes de referência. O Gana constituiu um grupo individualmente forte, mas teve pouco tempo para consolidar uma equipa. Por exemplo, a seleção portuguesa tem um grupo composto por um selecionador que está ali há oito anos. Para todos os efeitos, está há tempo suficiente para já ter transmitido uma ideia de jogo e construído um grupo de trabalho que responde às suas intenções todas”, frisou Mariano Barreto, de 65 anos.

O futebolista ganês Augustine, que representou a União de Leiria na década de 90, concorda com a possibilidade de o Gana poder surpreender Portugal.

“Tenho a certeza que esta seleção do Gana pode causar problemas a qualquer adversário e ser uma surpresa no grupo, porque sinceramente, não têm nada a perder, visto que chegam ao Mundial após maus jogos e um mau desempenho na última Taça das Nações Africanas. E depois de vermos o que fizeram contra a Suíça no último amigável, acho que podem concordar comigo”, disse Augustine, citado pelo jornal A BOLA.

“Gana chega a este Mundial e a este primeiro jogo com Portugal com espírito renovado e bastante confiança. A inclusão do Iñaki Williams também foi uma força adicional. Nesse aspeto, Portugal deve ter cuidados redobrados”, acrescenta o também ex-axedrezado.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.