Galp quer distribuir lucros de 900 milhões de euros pelos acionistas

2

José Sena Goulão / Lusa

A empresa, que tem obtido lucros recorde em 2022 à boleia da crise energética, vai distribuir estes ganhos adicionais ao dar um bónus aos acionistas.

Os preços recorde na energia fizeram os lucros da Galp disparar e a empresa quer agora distribuir estes ganhos adicionais de 900 milhões de euros ao dar bónus aos acionistas.

De acordo com o Observador, esta é a estimativa que foi apresentada aos investidores a propósito dos resultados alcançados no terceiro trimestre deste ano. Os valores representam uma subida de mais de 50% face aos bónus atribuídos aos acionistas fruto das contas de 2021.

O valor foi divulgado ainda antes de se conhecer o diploma que cobra a taxa extraordinária europeia sobre os lucros adicionais que as empresas do setor energético conseguiram devido à crise gerada pela guerra na Ucrânia. A Galp admite que o bónus venha a ser menor por causa desta taxa que será cobrada em 2022 e 2023.

A maior fatia destes ganhos a distribuir pelos acionistas pode não ser oriunda dos dividendos, que são a forma mais comum de remunerar quem tem ações de empresas.

Apesar de a Galp prever uma subida de 4% nos dividendos que vai pagar, o grande salto nos pagamentos aos acionistas virá da compra de ações pela própria empresa, um programa que começou a ser executado este ano com um investimento de 150 milhões de euros em favor dos próprios acionistas. Estes investimento será reforçado ainda mais no próximo ano, chegando aos 500 milhões de euros.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.