Galp contratou ex-governante do PS que tomou decisões que despoletaram batalha judicial

José Sena Goulão / Lusa

O ex-secretário de Estado do Tesouro do Governo de José Sócrates, Carlos Costa Pina, que ocupa, actualmente, o cargo de administrador executivo da empresa, chegou à petrolífera depois de ter tomado decisões que estão na base de uma longa batalha judicial com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Esta ligação entre a contratação de Carlos Costa Pina por parte da Galp e o diferendo que a empresa mantém com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é feita pelo Público.

O jornal lembra que enquanto esteve no Governo de Sócrates, Carlos Costa Pina aprovou as reavaliações das redes de gás natural da Galp. Essa decisão acabou por levar a petrolífera, em conjunto com a Portgás, que pertencia à EDP e que hoje integra a REN, a contestar em tribunal as tarifas que a ERSE tem aprovado desde 2010.

As duas empresas argumentam que não estão a receber os valores previstos nos contratos de concessão que foram aprovados em 2008. Deste modo, pretendem que a ERSE altere os seus cálculos, de modo a viabilizar que recebam as compensações a que consideram ter direito.

A decisão de Carlos Costa Pina que despoletou este processo judicial foi tomada em 2008. O ex-Secretário de Estado foi contratado pela Galp em 2012, cerca de um ano depois da queda do Governo de José Sócrates.

A Galp entende, contudo, que não há quaisquer conflitos de interesses, conforme declarações de fonte oficial da empresa ao Público. “Não existe e nem podia existir qualquer questão de incompatibilidade ou conflito de interesses”, alega a petrolífera.

O julgamento do diferendo que opõe a Galp à ERSE ainda não tem data marcada.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Mais um dos que têm um pezinho na zona governamental para depois terem em empresas da área em actuaram…
    Conflito d einteresses?
    Náaaa, é o mesmo interesse sempre!

  2. Lololol… A Tugolândia sempre no seu melhor…
    Mas será que havia algum tipo sério no xuxialimo do tempo do 44?
    O único, João Cravinho, foi saneado para bem longe…

  3. Faz lembrar um certo ministro (Carlos Tavares) do governo de Durão Barroso que aprovou a liberalização dos preços dos combustíveis, em 2002, dizendo que isso só beneficiaria os consumidores (é o que se vê!!!) e está desde 2001 como Purchasing Director da GALP Energia?!

  4. PPD, PS, CDS, tudo gente muito séria como dizia o Mário Zambujal tudo bons rapazes, saem do governo e vão para empresas em que eles negociaram enquanto nos governos, já vem desde o tempo do Cavaco a maioria dos ex governantes tem saído e entrado em grandes empresas com quem negociaram antes,Luso Ponte, Galp, EDP, Tap, etc.etc.etc.

  5. Um dia o povo vai atingir o limite… Em Espanha já há um VOX. Em França a Le Pen já está a par do Macron.
    Depois não digam que não avisei.

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …