O ex-secretário de Estado do Tesouro do Governo de José Sócrates, Carlos Costa Pina, que ocupa, actualmente, o cargo de administrador executivo da empresa, chegou à petrolífera depois de ter tomado decisões que estão na base de uma longa batalha judicial com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Esta ligação entre a contratação de Carlos Costa Pina por parte da Galp e o diferendo que a empresa mantém com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é feita pelo Público.
O jornal lembra que enquanto esteve no Governo de Sócrates, Carlos Costa Pina aprovou as reavaliações das redes de gás natural da Galp. Essa decisão acabou por levar a petrolífera, em conjunto com a Portgás, que pertencia à EDP e que hoje integra a REN, a contestar em tribunal as tarifas que a ERSE tem aprovado desde 2010.
As duas empresas argumentam que não estão a receber os valores previstos nos contratos de concessão que foram aprovados em 2008. Deste modo, pretendem que a ERSE altere os seus cálculos, de modo a viabilizar que recebam as compensações a que consideram ter direito.
A decisão de Carlos Costa Pina que despoletou este processo judicial foi tomada em 2008. O ex-Secretário de Estado foi contratado pela Galp em 2012, cerca de um ano depois da queda do Governo de José Sócrates.
A Galp entende, contudo, que não há quaisquer conflitos de interesses, conforme declarações de fonte oficial da empresa ao Público. “Não existe e nem podia existir qualquer questão de incompatibilidade ou conflito de interesses”, alega a petrolífera.
O julgamento do diferendo que opõe a Galp à ERSE ainda não tem data marcada.
Mais um dos que têm um pezinho na zona governamental para depois terem em empresas da área em actuaram…
Conflito d einteresses?
Náaaa, é o mesmo interesse sempre!
Exacto! Ahahahahah….
Lololol… A Tugolândia sempre no seu melhor…
Mas será que havia algum tipo sério no xuxialimo do tempo do 44?
O único, João Cravinho, foi saneado para bem longe…
Faz lembrar um certo ministro (Carlos Tavares) do governo de Durão Barroso que aprovou a liberalização dos preços dos combustíveis, em 2002, dizendo que isso só beneficiaria os consumidores (é o que se vê!!!) e está desde 2001 como Purchasing Director da GALP Energia?!
psd cds e ps tudo da mesma farinha
Todos me renderam vassalagem que foi mesmo divertido com tudo pago pelos tansos dos contribuintes.
esqueceu de acrescentar os restantes…camaradas!
tambem estas incluido
PPD, PS, CDS, tudo gente muito séria como dizia o Mário Zambujal tudo bons rapazes, saem do governo e vão para empresas em que eles negociaram enquanto nos governos, já vem desde o tempo do Cavaco a maioria dos ex governantes tem saído e entrado em grandes empresas com quem negociaram antes,Luso Ponte, Galp, EDP, Tap, etc.etc.etc.
Um dia o povo vai atingir o limite… Em Espanha já há um VOX. Em França a Le Pen já está a par do Macron.
Depois não digam que não avisei.