Galp contratou ex-governante do PS que tomou decisões que despoletaram batalha judicial

José Sena Goulão / Lusa

O ex-secretário de Estado do Tesouro do Governo de José Sócrates, Carlos Costa Pina, que ocupa, actualmente, o cargo de administrador executivo da empresa, chegou à petrolífera depois de ter tomado decisões que estão na base de uma longa batalha judicial com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Esta ligação entre a contratação de Carlos Costa Pina por parte da Galp e o diferendo que a empresa mantém com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é feita pelo Público.

O jornal lembra que enquanto esteve no Governo de Sócrates, Carlos Costa Pina aprovou as reavaliações das redes de gás natural da Galp. Essa decisão acabou por levar a petrolífera, em conjunto com a Portgás, que pertencia à EDP e que hoje integra a REN, a contestar em tribunal as tarifas que a ERSE tem aprovado desde 2010.

As duas empresas argumentam que não estão a receber os valores previstos nos contratos de concessão que foram aprovados em 2008. Deste modo, pretendem que a ERSE altere os seus cálculos, de modo a viabilizar que recebam as compensações a que consideram ter direito.

A decisão de Carlos Costa Pina que despoletou este processo judicial foi tomada em 2008. O ex-Secretário de Estado foi contratado pela Galp em 2012, cerca de um ano depois da queda do Governo de José Sócrates.

A Galp entende, contudo, que não há quaisquer conflitos de interesses, conforme declarações de fonte oficial da empresa ao Público. “Não existe e nem podia existir qualquer questão de incompatibilidade ou conflito de interesses”, alega a petrolífera.

O julgamento do diferendo que opõe a Galp à ERSE ainda não tem data marcada.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Mais um dos que têm um pezinho na zona governamental para depois terem em empresas da área em actuaram…
    Conflito d einteresses?
    Náaaa, é o mesmo interesse sempre!

  2. Lololol… A Tugolândia sempre no seu melhor…
    Mas será que havia algum tipo sério no xuxialimo do tempo do 44?
    O único, João Cravinho, foi saneado para bem longe…

  3. Faz lembrar um certo ministro (Carlos Tavares) do governo de Durão Barroso que aprovou a liberalização dos preços dos combustíveis, em 2002, dizendo que isso só beneficiaria os consumidores (é o que se vê!!!) e está desde 2001 como Purchasing Director da GALP Energia?!

  4. PPD, PS, CDS, tudo gente muito séria como dizia o Mário Zambujal tudo bons rapazes, saem do governo e vão para empresas em que eles negociaram enquanto nos governos, já vem desde o tempo do Cavaco a maioria dos ex governantes tem saído e entrado em grandes empresas com quem negociaram antes,Luso Ponte, Galp, EDP, Tap, etc.etc.etc.

  5. Um dia o povo vai atingir o limite… Em Espanha já há um VOX. Em França a Le Pen já está a par do Macron.
    Depois não digam que não avisei.

RESPONDER

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …