As galinhas têm a capacidade de raciocinar (e até podem ser maquiavélicas)

As galinhas podem não ser as aves mais brilhantes do reino animal, mas um novo estudo da Universidade Emory, nos EUA, sugere que a sua inteligência pode ter sido subestimada.

Os cientistas descobriram que as galinhas têm personalidades distintas, habilidades numéricas e mostram auto-consciência, entre outras características.

Segundo a neurocientista Lori Marino, autora do estudo publicado na revista Animal Cognition, estas aves são conhecidas como tendo falta de certas características psicológicas que reconhecemos nos animais inteligentes”.

No entanto, a investigadora revela que as galinhas têm a capacidade de discriminar indivíduos, “exibindo interações sociais maquiavélicas e aprendendo socialmente de maneiras complexas e semelhantes aos seres humanos”.

Se esta teoria se verificar, o cérebro das galinhas utiliza estratégias “maquiavélicas” como a mentira ou a criação de grupos sociais para garantir a sua sobrevivência.

No estudo realizado pelos cientistas, cinco galinhas de 30 semanas foram obrigadas a dar bicadas um ecrã tátil para receberem uma recompensa alimentar após 6 minutos.

As galinhas mostraram que eram capazes de estimar o intervalo de tempo, mostrando um aumento da frequência de bicadas quando o tempo estava quase a acabar.

De acordo com os especialistas, estas aves são capazes de realizar um auto-controlo quanto se trata de esperar por uma recompensa.

As galinhas são ainda capazes de sentir emoções negativas e positivas, incluindo medo, antecipação e ansiedade.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E andam estes cientistas a fazer estudos para concluir o que eu constatei com 9 anos, quando eu adorava torturar as galinhas lá do capoeiro. Quando elas pressentiam a minha chegada ficavam extremamente inquietas e refugiavam-se nos cantos. Isso manifesta sinais de stress e ansiedade. Eu adorava fazer aquilo e ainda hoje sinto alguma satisfação quando relembro esses episódios. Algumas das torturas consistiam em pegar num caule de mato e acoita-las com o lado dos picos. Outra era usando chibatas de vime. Era ver as expressões de resignação delas. Acho que agora seria levado a tribunal, mas com 9 anos certamente não seria nem preso nem condenado a nada. O meu nome é Zé Gordo 🙂

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …