As galinhas têm a capacidade de raciocinar (e até podem ser maquiavélicas)

As galinhas podem não ser as aves mais brilhantes do reino animal, mas um novo estudo da Universidade Emory, nos EUA, sugere que a sua inteligência pode ter sido subestimada.

Os cientistas descobriram que as galinhas têm personalidades distintas, habilidades numéricas e mostram auto-consciência, entre outras características.

Segundo a neurocientista Lori Marino, autora do estudo publicado na revista Animal Cognition, estas aves são conhecidas como tendo falta de certas características psicológicas que reconhecemos nos animais inteligentes”.

No entanto, a investigadora revela que as galinhas têm a capacidade de discriminar indivíduos, “exibindo interações sociais maquiavélicas e aprendendo socialmente de maneiras complexas e semelhantes aos seres humanos”.

Se esta teoria se verificar, o cérebro das galinhas utiliza estratégias “maquiavélicas” como a mentira ou a criação de grupos sociais para garantir a sua sobrevivência.

No estudo realizado pelos cientistas, cinco galinhas de 30 semanas foram obrigadas a dar bicadas um ecrã tátil para receberem uma recompensa alimentar após 6 minutos.

As galinhas mostraram que eram capazes de estimar o intervalo de tempo, mostrando um aumento da frequência de bicadas quando o tempo estava quase a acabar.

De acordo com os especialistas, estas aves são capazes de realizar um auto-controlo quanto se trata de esperar por uma recompensa.

As galinhas são ainda capazes de sentir emoções negativas e positivas, incluindo medo, antecipação e ansiedade.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E andam estes cientistas a fazer estudos para concluir o que eu constatei com 9 anos, quando eu adorava torturar as galinhas lá do capoeiro. Quando elas pressentiam a minha chegada ficavam extremamente inquietas e refugiavam-se nos cantos. Isso manifesta sinais de stress e ansiedade. Eu adorava fazer aquilo e ainda hoje sinto alguma satisfação quando relembro esses episódios. Algumas das torturas consistiam em pegar num caule de mato e acoita-las com o lado dos picos. Outra era usando chibatas de vime. Era ver as expressões de resignação delas. Acho que agora seria levado a tribunal, mas com 9 anos certamente não seria nem preso nem condenado a nada. O meu nome é Zé Gordo 🙂

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …