As galinhas têm a capacidade de raciocinar (e até podem ser maquiavélicas)

As galinhas podem não ser as aves mais brilhantes do reino animal, mas um novo estudo da Universidade Emory, nos EUA, sugere que a sua inteligência pode ter sido subestimada.

Os cientistas descobriram que as galinhas têm personalidades distintas, habilidades numéricas e mostram auto-consciência, entre outras características.

Segundo a neurocientista Lori Marino, autora do estudo publicado na revista Animal Cognition, estas aves são conhecidas como tendo falta de certas características psicológicas que reconhecemos nos animais inteligentes”.

No entanto, a investigadora revela que as galinhas têm a capacidade de discriminar indivíduos, “exibindo interações sociais maquiavélicas e aprendendo socialmente de maneiras complexas e semelhantes aos seres humanos”.

Se esta teoria se verificar, o cérebro das galinhas utiliza estratégias “maquiavélicas” como a mentira ou a criação de grupos sociais para garantir a sua sobrevivência.

No estudo realizado pelos cientistas, cinco galinhas de 30 semanas foram obrigadas a dar bicadas um ecrã tátil para receberem uma recompensa alimentar após 6 minutos.

As galinhas mostraram que eram capazes de estimar o intervalo de tempo, mostrando um aumento da frequência de bicadas quando o tempo estava quase a acabar.

De acordo com os especialistas, estas aves são capazes de realizar um auto-controlo quanto se trata de esperar por uma recompensa.

As galinhas são ainda capazes de sentir emoções negativas e positivas, incluindo medo, antecipação e ansiedade.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E andam estes cientistas a fazer estudos para concluir o que eu constatei com 9 anos, quando eu adorava torturar as galinhas lá do capoeiro. Quando elas pressentiam a minha chegada ficavam extremamente inquietas e refugiavam-se nos cantos. Isso manifesta sinais de stress e ansiedade. Eu adorava fazer aquilo e ainda hoje sinto alguma satisfação quando relembro esses episódios. Algumas das torturas consistiam em pegar num caule de mato e acoita-las com o lado dos picos. Outra era usando chibatas de vime. Era ver as expressões de resignação delas. Acho que agora seria levado a tribunal, mas com 9 anos certamente não seria nem preso nem condenado a nada. O meu nome é Zé Gordo 🙂

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …