O galês que perdeu 83 milhões em bitcoins vai escavar um aterro para os encontrar

O galês James Howells vai iniciar, no próximo ano, uma verdadeira caça ao tesouro. O britânico vai escavar um aterro, em Newport, no País de Gales, onde diz estar um disco rígido com cerca de 83 milhões de euros em bitcoins.

O caso remonta a 2009, altura em que James Howells tinha minado 7.500 Bitcoin no seu computador portátil, logo após a moeda digital ter sido lançada e ainda muito antes de se tornar o que é hoje.

Com o passar do tempo, o computador de James Howells acabou por ser desmontado e vendido às peças no eBay. O portátil tornou-se obsoleto com o passar dos anos, mas Howells decidiu guardar o disco rígido, numa gaveta. Até 2013.

Nesse ano, quando mudava de casa, o disco rígido acabou por ser deitado fora por engano. Desde então, o disco rígido permanece enterrado num aterro em Newport, no país de Gales.

Agora, o galês espera a autorização das autoridades municipais para escavar o aterro e recuperar a sua fortuna, enterrada há quase cinco anos. Enquanto não obtém permissão, Howells está a estudar o orçamento necessário para realizar a sua caça ao tesouro, no qual estarão incluídos custos com profissionais, equipamentos e segurança.

Apesar de garantir que consegue determinar de forma aproximada a localização do seu disco rígido, pelo tempo que passou desde que foi enterrado, Howells admite que este é um trabalho perigoso. Escavar um aterro implica ter que lidar com a emissão de gases e outros materiais tóxicos, além do risco de incêndio.

De acordo com o CanalTech, as autoridades municipais de Newport ainda não se pronunciaram acerca do pedido de autorização, pelo que ainda não confirmaram (nem negaram) uma possível aprovação.

O galês tem consciência de que este é um projeto que envolverá muito trabalho e muito dinheiro. Enterrados estão 83 milhões, dinheiro mais do que suficiente para cobrir os custos relacionados com a escavação e com eventuais processos legais, multas e punições, caso Howells esteja disposto a avançar com a escavação, mesmo sobrepondo-se à lei.

Howells não é o primeiro a esgravatar lixo à procura de algo valioso. Mas nunca ninguém o fez à espera de encontrar, literalmente, milhões.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …