A galáxia mais brilhante do Universo está a desfazer-se

NRAO/AUI/NSF; Dana Berry / SkyWorks; ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

-

Investigadores chilenos descobriram que a galáxia mais luminosa do Universo está a desfazer-se por causa da grande quantidade de energia do seu buraco negro.

A galáxia fica a 12,4 mil milhões de anos-luz da Terra mas, através do telescópio ALMA, investigadores chilenos conseguiram perceber melhor o que por lá se passa.

Denominada W2246-0526, esta galáxia formou-se há cerca de um bilião de anos depois do Big Bang e consegue brilhar de forma tão intensa como 300 triliões de sóis juntos.

De acordo com a pesquisa, liderada por Roberto Assef, astrónomo da universidade chilena Diego Portales, a galáxia está a perder muito gás devido à grande quantidade de energia produzida no seu buraco negro.

“A galáxia está a desfazer-se. A energia das partículas de luz depositadas no gás são tão fortes que estão a puxar o gás existente um pouco para todas as direções”, afirmou Assef em comunicado.

W2246-0526 é uma galáxia rara e é conhecida pelo termo Hot DOG (sim, é mesmo esse o nome), por causa da definição em inglês “Hot Dust-Obscured Galaxy”.

Galáxias como esta possuem uma região muito brilhante e quente à volta de um buraco negro supermassivo central que se torna turbulento. Ao contrário de outras Hot DOGs, nas quais o gás é concentrado numa direção, esta tem-no por toda a galáxia, atingindo várias direções.

Os investigadores acreditam que esta intensa luminosidade era provocada por este comportamento incomum. O gás está a mover-se a cerca de 2 milhões de quilómetros por hora.

Se estas condições turbulentas continuarem, os cientistas acreditam que todo o gás interestelar da galáxia poderá desaparecer.

Por enquanto, a grande incógnita continua a ser perceber se este gás está realmente a ser empurrado para fora da galáxia ou se está simplesmente a causar estragos à sua volta.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.