/

A cumprir o distanciamento, galáxia KK 246 está isolada num vazio cósmico

NASA/ESA/Hubble/E. Shaya et al.

A galáxia KK 246

Em tempos de distanciamento social, parece que esta pequena galáxia está a dar o exemplo, encontrando-se sozinha no meio de um vazio cósmico.

Segundo o site Universe Today, a KK 246, também conhecida como ESO 461-036, é uma galáxia irregular anã e, embora pareça estar serena, a verdade é que está a ser lançada a altas velocidades para fora desta vasta região vazia do Espaço chamada Local Void.

Não é muito comum ver galáxias isoladas como esta. Aliás, de acordo com o mesmo site, a KK 246 / ESO 461-36 é a única galáxia conhecida que se encontra dentro da Local Void.

A maioria das galáxias está cercada por um enxame de galáxias satélites e estão elas próprias incorporadas em agregados maiores chamados grupos ou aglomerados. Essas grandes concentrações de galáxias fazem parte de estruturas numa escala ainda maior do Universo – filamentos e folhas galácticos que contêm milhões de galáxias.

Entre essas enormes paredes de galáxias, encontram-se regiões muito pouco povoadas, conhecidas como vazios cósmicos, como é o caso da Local Void. Adjacente ao Grupo Local, esta região tem pelo menos 150 milhões de anos-luz.

Quanto maior e mais vazia é esta região, mais fraca é a sua gravidade, o que faria com que qualquer coisa dentro dela fugisse para concentrações de matéria.

Em 2019, um estudo científico mostrou que a KK 246 está a fugir muito rapidamente, a 350 quilómetros por segundo. No entanto, há quem especule que áreas de energia escura concentrada estão a puxá-la para longe em alta velocidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.