Uma galáxia está a devorar outra – e os cientistas estão a adorar

1

A morte da pequena galáxia Little Cub está a ser seguida por cientistas de todo o mundo e pode dar aos astrónomos novas pistas sobre a formação do Universo

Enquanto a NASA e outras agências espaciais estão de olhos postos em exoplanetas ou destinos do nosso sistema solar que possam albergar vida, alguns astrónomos estão a desfrutar de uma vista diferente: uma galáxia lentamente deixada a morrer “à fome”, adianta a BGR.

A Little Cub situa-se perto da constelação Ursa Maior e está a caminho de ser devorada por uma galáxia massiva sua vizinha – a NGC 3359. O gás que está a ser sugado da Little Cub pela NGC 3359 é o que a galáxia anã precisava para crescer e formar mais estrelas. Mas parece que isso nunca chegará a acontecer.

Os cientistas veem na Little Cub um exemplo de como podia existir, momentos antes do Big Bang, uma galáxia primitiva e têm preservado este fenómeno que pode oferecer informações inovadoras sobre como era o universo no início.

Um artigo que detalha a pesquisa em curso foi submetido no Astrophysical Journal Letters. Tiffany Hsyu, autora principal, disse que “podemos estar a testemunhar a extinção de uma galáxia quase intocada, enquanto esta faz a sua primeira passagem sobre uma galáxia como a Via Láctea”.

“É raro que uma galáxia tão pequena ainda tenha gás e continue a formar estrelas quando está próxima de uma galáxia muito maior, por isso esta é uma oportunidade de ver como é que este processo funciona. Essencialmente a galáxia maior está a sugar todo o gás que a Little Cub precisa para formar estrelas, facto que vai acabar por ‘encerrar’ a formação de estrelas e levar à morte da Little Cub“, explicou.

ZAP //

1 Comment

  1. “Os cientistas veem na Little Cub um exemplo de como podia existir, momentos antes do Big Bang…”
    deve haver aqui algum erro. Antes do Big Bang é suposto haver, nada. Esse é o principio do Big Bang.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.