Galáxia está a ser destruída pelo seu próprio buraco negro supermassivo

A.Fabian / Hubble / NASA, ESA

-

Uma imagem de uma galáxia a ser estrangulada por tentáculos de gás e poeira foi registada pelo telescópio Hubble. O estranho formato deste objeto celestial é causado por um enorme buraco negro localizado no seu centro que está a ser responsável pela sua morte.

Chamada de NGC 4696, a galáxia está localizada no aglomerado de galáxias Centaurus, a 150 milhões de anos-luz de distância da Terra. Tem um formato elíptico que pode parecer com a dos seus vizinhos, mas um olhar mais atento revela que é bastante diferente.

A NGC 4696 tem filamentos encaracolados de poeira e hidrogénio ionizado que saem do corpo celeste principal e vão em direção ao espaço.

Novas investigações sugerem que há um gigantesco buraco negro no centro da galáxia, responsável por essas características, além de impedir a criação de novas estrelas na região. Por isso, a galáxia tem os dias contados.

Esta curiosa galáxia tem chamado a atenção dos cientistas há algum tempo, já que é a mais iluminada do aglomerado. Mas uma nova pesquisa, conduzida por astrónomos da Universidade de Cambridge, forneceu mais informações sobre os filamentos da NGC 4696 e como estes são produzidos.

Com a ajuda do telescópio Hubble, os astrónomos puderam medir os filamentos de poeira, concluindo que têm cerca de 200 anos-luz de comprimento e uma densidade dez vezes maior do que os gases que os cercam.

Os filamentos estão costurados uns nos outros como se fossem linhas, conectando os gases da galáxia ao seu centro brilhante.

Assim, a energia da galáxia é canalizada para o buraco negro no seu centro, o que acaba por aquecer os gases à sua volta, puxando o material filamentoso consigo. Os filamentos que são puxados para perto do buraco acabam por ser engolidos.

Assim, os gases são impedidos de criar novas estrelas. As que já existem vão acabar por envelhecer e morrer, fazendo com que, um dia, este setor do espaço fique completamente escuro.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …