Galáxia está a ser destruída pelo seu próprio buraco negro supermassivo

A.Fabian / Hubble / NASA, ESA

-

Uma imagem de uma galáxia a ser estrangulada por tentáculos de gás e poeira foi registada pelo telescópio Hubble. O estranho formato deste objeto celestial é causado por um enorme buraco negro localizado no seu centro que está a ser responsável pela sua morte.

Chamada de NGC 4696, a galáxia está localizada no aglomerado de galáxias Centaurus, a 150 milhões de anos-luz de distância da Terra. Tem um formato elíptico que pode parecer com a dos seus vizinhos, mas um olhar mais atento revela que é bastante diferente.

A NGC 4696 tem filamentos encaracolados de poeira e hidrogénio ionizado que saem do corpo celeste principal e vão em direção ao espaço.

Novas investigações sugerem que há um gigantesco buraco negro no centro da galáxia, responsável por essas características, além de impedir a criação de novas estrelas na região. Por isso, a galáxia tem os dias contados.

Esta curiosa galáxia tem chamado a atenção dos cientistas há algum tempo, já que é a mais iluminada do aglomerado. Mas uma nova pesquisa, conduzida por astrónomos da Universidade de Cambridge, forneceu mais informações sobre os filamentos da NGC 4696 e como estes são produzidos.

Com a ajuda do telescópio Hubble, os astrónomos puderam medir os filamentos de poeira, concluindo que têm cerca de 200 anos-luz de comprimento e uma densidade dez vezes maior do que os gases que os cercam.

Os filamentos estão costurados uns nos outros como se fossem linhas, conectando os gases da galáxia ao seu centro brilhante.

Assim, a energia da galáxia é canalizada para o buraco negro no seu centro, o que acaba por aquecer os gases à sua volta, puxando o material filamentoso consigo. Os filamentos que são puxados para perto do buraco acabam por ser engolidos.

Assim, os gases são impedidos de criar novas estrelas. As que já existem vão acabar por envelhecer e morrer, fazendo com que, um dia, este setor do espaço fique completamente escuro.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …

Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi anunciado. Em conferência …