Galáxia está a ser destruída pelo seu próprio buraco negro supermassivo

A.Fabian / Hubble / NASA, ESA

-

Uma imagem de uma galáxia a ser estrangulada por tentáculos de gás e poeira foi registada pelo telescópio Hubble. O estranho formato deste objeto celestial é causado por um enorme buraco negro localizado no seu centro que está a ser responsável pela sua morte.

Chamada de NGC 4696, a galáxia está localizada no aglomerado de galáxias Centaurus, a 150 milhões de anos-luz de distância da Terra. Tem um formato elíptico que pode parecer com a dos seus vizinhos, mas um olhar mais atento revela que é bastante diferente.

A NGC 4696 tem filamentos encaracolados de poeira e hidrogénio ionizado que saem do corpo celeste principal e vão em direção ao espaço.

Novas investigações sugerem que há um gigantesco buraco negro no centro da galáxia, responsável por essas características, além de impedir a criação de novas estrelas na região. Por isso, a galáxia tem os dias contados.

Esta curiosa galáxia tem chamado a atenção dos cientistas há algum tempo, já que é a mais iluminada do aglomerado. Mas uma nova pesquisa, conduzida por astrónomos da Universidade de Cambridge, forneceu mais informações sobre os filamentos da NGC 4696 e como estes são produzidos.

Com a ajuda do telescópio Hubble, os astrónomos puderam medir os filamentos de poeira, concluindo que têm cerca de 200 anos-luz de comprimento e uma densidade dez vezes maior do que os gases que os cercam.

Os filamentos estão costurados uns nos outros como se fossem linhas, conectando os gases da galáxia ao seu centro brilhante.

Assim, a energia da galáxia é canalizada para o buraco negro no seu centro, o que acaba por aquecer os gases à sua volta, puxando o material filamentoso consigo. Os filamentos que são puxados para perto do buraco acabam por ser engolidos.

Assim, os gases são impedidos de criar novas estrelas. As que já existem vão acabar por envelhecer e morrer, fazendo com que, um dia, este setor do espaço fique completamente escuro.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …