Astrónomos descobrem um raro núcleo duplo na galáxia Cocoon

Dataset from WISE/SAOimageDS9 software by A. Lawrence

Recorrendo a dados de telescópios óticos e radio-elétricos, uma equipa de astrónomos norte-americanos descobriu que a galáxia NGC 4490, mais conhecida como Cocoon, possuiu um raro núcleo duplo.

Após uma década de investigação, os cientistas conseguiram identificar um núcleo em comprimentos de onda visíveis e um outro que estava escondido na poeira, podendo apenas ser visto nos comprimentos de onda do infravermelho e de rádio.

Ambos os núcleos são semelhantes em tamanho, massa e luminosidade.

O autor principal do estudo, Allen Lawrence, explicou que os cientistas que usaram os telescópios detetaram cada um dos núcleos de forma independente, mas não conheciam o outro núcleo, uma vez que era necessário um outro tipo de telescópio para observá-lo.

Ao que parece, também nunca terão comparado dados e/ou notas para observar e descrever o núcleo duplo agora descoberto, frisa o portal Science Alert.

“A interpretação mais direta das observações dá conta que a própria NGC 4490 é em si mesma um remanescente de fusão numa fase já avançada” de uma colisão de duas galáxias anteriores, escreveram os autores no novo estudo, cujos resultados foram recentemente disponibilizados no portal ArXiv, carecendo ainda da revisão de pares.

O núcleo duplo agora descoberto pode explicar porque é que este sistema galático é rodeado por uma enorme coluna de hidrogénio. Os cientistas acreditam ainda que o núcleo duplo poderá contribuir para a acumulação de buracos negros supermassivos que estão no “coração” de algumas galáxias.

“Este projeto demonstra que a utilização de vários comprimentos de onda de observações espaciais e terrestres em simultâneo pode realmente ajudar-nos a compreender um determinado objeto”, disse o astrofísico Charles Kerton, citado pelo portal de Ciência.

Cocoon, recorda a Russia Today, localiza-se no hemisfério norte a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra. Tem cerca de um quinto do tamanho da Terra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …