/

Astrónomos descobrem um raro núcleo duplo na galáxia Cocoon

Dataset from WISE/SAOimageDS9 software by A. Lawrence

Recorrendo a dados de telescópios óticos e radio-elétricos, uma equipa de astrónomos norte-americanos descobriu que a galáxia NGC 4490, mais conhecida como Cocoon, possuiu um raro núcleo duplo.

Após uma década de investigação, os cientistas conseguiram identificar um núcleo em comprimentos de onda visíveis e um outro que estava escondido na poeira, podendo apenas ser visto nos comprimentos de onda do infravermelho e de rádio.

Ambos os núcleos são semelhantes em tamanho, massa e luminosidade.

O autor principal do estudo, Allen Lawrence, explicou que os cientistas que usaram os telescópios detetaram cada um dos núcleos de forma independente, mas não conheciam o outro núcleo, uma vez que era necessário um outro tipo de telescópio para observá-lo.

Ao que parece, também nunca terão comparado dados e/ou notas para observar e descrever o núcleo duplo agora descoberto, frisa o portal Science Alert.

“A interpretação mais direta das observações dá conta que a própria NGC 4490 é em si mesma um remanescente de fusão numa fase já avançada” de uma colisão de duas galáxias anteriores, escreveram os autores no novo estudo, cujos resultados foram recentemente disponibilizados no portal ArXiv, carecendo ainda da revisão de pares.

O núcleo duplo agora descoberto pode explicar porque é que este sistema galático é rodeado por uma enorme coluna de hidrogénio. Os cientistas acreditam ainda que o núcleo duplo poderá contribuir para a acumulação de buracos negros supermassivos que estão no “coração” de algumas galáxias.

“Este projeto demonstra que a utilização de vários comprimentos de onda de observações espaciais e terrestres em simultâneo pode realmente ajudar-nos a compreender um determinado objeto”, disse o astrofísico Charles Kerton, citado pelo portal de Ciência.

Cocoon, recorda a Russia Today, localiza-se no hemisfério norte a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra. Tem cerca de um quinto do tamanho da Terra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.