Galamba pode ter mentido na comissão parlamentar de inquérito. Socialistas já admitem a sua saída imediata.
João Galamba estará mesmo em maus lençóis, por causa do caso do computador do seu ex-adjunto, Frederico Pinheiro.
O ministro das Infraestruturas pode ter mentido na comissão parlamentar de inquérito.
Aos deputados, disse que ligou a António Mendonça Mendes, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.
Quando Mendonça Mendes foi ouvido no Parlamento, nesta terça-feira, confirmou esse telefonema – mas desmentiu a versão de Galamba sobre o conteúdo dessa conversa.
O secretário de Estado, ao contrário do que disse o ministro, contou que foi o próprio Galamba o primeiro a falar sobre chamar o Serviço de Informações de Segurança (SIS).
Mais à frente – e após várias insistências dos deputados – Mendonça Mendes admitiu (de forma indirecta e com discurso muito elaborado) que não poderia ter sido ele a chamar o SIS, nem poderia ter sido ele a dizer a Galamba para contactar o SIS.
Mas João Galamba disse exactamente o contrário: quem lhe disse para contactar o SIS “foi o gabinete do primeiro-ministro. O secretário de Estado, sim”.
Se Mendonça Mendes disse a verdade, Galamba mentiu. E mentir numa comissão parlamentar de inquérito pode ser sinónimo de falso depoimento ou desobediência qualificada, avisa o Observador.
Mentir no Parlamento é quase como mentir em tribunal – uma comissão parlamentar de inquérito tem poderes parajudiciais.
Passa a entrar em cena a responsabilidade criminal. Mesmo que o PS não permita o envio da acta da comissão ao Ministério Público (pedido do PSD), Galamba poderá ter de passar por uma queixa-crime.
Mentir numa comissão parlamentar de inquérito é crime.
Se for considerado crime de declarações falsas, a pena vai de 6 meses a 3 anos de prisão, com multa não inferior a 60 dias.
A outra condenação possível é desobediência qualificada; a pena vai até 2 anos de prisão ou 240 dias de multa.
Pode sair
Com toda esta confusão, e porque a situação do ministro das Infraestruturas agravou-se mais rapidamente do que se pensava, dentro do Partido Socialista já se admite a sua saída imediata.
O mesmo Observador escreve que o PS vê em Galamba um ministro isolado e desmentido. Não tem motivos para continuar.
Continua a haver elogios à postura de António Costa, quando o primeiro-ministro decidiu manter Galamba no Executivo (quando este apresentou o seu pedido de demissão). Costa mostrou uma posição forte perante o Presidente da República.
No entanto, esta audição de António Mendonça Mendes terá terminado com a carreira de João Galamba enquanto ministro.
“Está ligado às máquinas”, comentou um elemento do PS.
“Galamba tramou Galamba”, analisa outro socialista.
E, nos corredores socialistas, há quem preveja que João Galamba nunca mais terá oportunidade de ser visto como um bom ministro.
Políticos de qualidade duvidosa…
Mereciam os mais respeito!
Parecem crianças sem responsabilidade é triste um governo a quem os Portugueses deram a maioria . Ó senhor António Costa..
Prisão? Kkkkk pena suspensa e a multa para os contribuintes
Cambada de amadores, trapaceiros, não querem saber do país nem dos portugueses, estão ali para se servirem e não para servir o país.
Vergonha
Estimados políticos tenham respeito pelo povo!
O ordenado é vos entregue no dia certo ao final do mês!
Façam para o merecerem sff
Obrigado
Com as respeitosas excepções, os rufias ” refinados” estão todos na politica.
É o que faz meter garotos do partido, sem qualquer experiência de vida, a tomar conta de ministérios. Gente com calo e conhecimentos não quer ir para lá.
Prisão? Nem que a vaca tussa, ou voe, que vai dar ao mesmo…
Não percebo com um computador ainda continua a fazer correr tanta tinta.
Parece-me que é um não assunto, ou um assunto de quem não tem mais nada para fazer.
O que me preocupa efetivamente, é se este tipo de não assuntos está a servir para desviar a atenção de assuntos bem mais graves!
O amigo não percebe o essencial. Devia fazer um esforço maior antes de comentar. O que está em causa é saber se o SIS serve o Estado ou se serve um partido que está no poder. E , acredite, que esse assunto é efetivamente muito importante.
“Prisão” ???? HAHAAHHAAHHAAHHAHAHA estamos em Portugal ok? Não há disso para políticos
Enquanto este morto vivo, o Galamba, andar a deambular não se fala noutra coisa. Como ele fala sempre verdade já ninguém o leva a sério. A mentira vulgarizou-se neste Governo. Cria-se a confusão para não se saber onde está a verdade. Para isso é que são contratadas as agências de marketing.
Entretanto, não há médicos de família, não há maternidades que funcionem, não há serviços públicos que sirvam os portugueses, não há escolas a funcionar regularmente, não há tribunais que funcionem e vamos ouvindo umas mentiras vulgares e rascas que nos vão impingindo.
Quem quiser que acredite que o País está no melhor dos mundos.